Skip to main content

OzCom o avanço exponencial da inteligência artificial e novas técnicas preditivas, como o machine learning, as organizações vêm aprimorando suas decisões — tanto em agilidade quanto em confiabilidade. No entanto, a complexidade de contar com diferentes soluções para diferentes necessidades muitas vezes dificulta a adoção integral dessas tecnologias.

 

Foi com esse olhar que a UniSoma desenvolveu o Prognos, ferramenta que oferece uma série de recursos em uma única solução. Com uma abordagem inteligente, flexível e intuitiva, o Prognos tem se destacado ao ajudar empresas dos mais variados segmentos a alcançar excelentes resultados na previsão de demanda, otimização de estoques e redução de ruptura no atendimento.

 

Neste conteúdo, vamos explorar o que é, como funciona, quais suas principais características, benefícios e, é claro, trazer cases de sucesso de empresas que já adotaram a solução.

 

O que é o Prognos?

Prognos é uma ferramenta de previsão de demanda colaborativa que condensa uma série de funcionalidades em uma solução versátil, inteligente e intuitiva. Com expertise de mais de 40 anos no mercado de soluções analíticas, a UniSoma buscava desenvolver um produto para simplificar e aprimorar as operações dos clientes.

 

Assim, chegou a um resultado inédito: uma solução única, capaz de atender empresas de diferentes segmentos a um custo acessível.

 

Graças à sua adaptabilidade, o Prognos amplia significativamente o alcance das soluções oferecidas pela UniSoma, beneficiando diversas organizações. Independentemente do segmento em que atuam, as empresas podem contar com a ferramenta para atender às suas necessidades específicas de previsão de demanda.

 

Como ele é aplicado nas empresas?

O Prognos ajuda na melhoria do planejamento de demanda,  refletindo em otimização de estoques, minimização de rupturas e na governança de informações relacionadas ao S&OP.

 

Antes de oferecer o produto, a UniSoma realiza uma análise detalhada do perfil e das necessidades da empresa. Procura entender qual é a natureza da dor do cliente — questões a serem respondidas, problemas causados por falta de planejamento, etc. — e avalia se a empresa tem problemas de previsão.

 

São quatro as fases de implantação do produto nas empresas:

 

  • Kick-off: entrega do checklist de dados manual de preenchimento das planilhas;
  • Coleta de dados off-line: etapa dedicada ao suporte das dúvidas e análise de dados;
  • Treinamento: carga de dados, parametrização e preparação de um ciclo;
  • Operação assistida: suporte a atendimento a dúvidas gerais dos clientes.

 

Vale ressaltar que o Prognos segue um roadmap de atualizações tecnológicas e funções. Isso significa que a ferramenta passa por mudanças constantes, inclusive para atender às demandas das organizações.

Por que o Prognos é uma ferramenta inteligente, flexível e intuitiva?

 

Inteligente para otimizar a rotina dos profissionais

A inteligência preditiva do Prognos foi modelada a partir de avançadas técnicas estatísticas e de machine learning. Os algoritmos automaticamente buscam tendências, sazonalidades e padrões para prever a demanda futura, inclusive com a possibilidade de usar variáveis além do histórico de vendas.

 

Ele ainda permite que o usuário selecione o período crítico do processo, no qual os algoritmos devem atuar com mais precisão, e permite configurar parâmetros que permitem identificar itens obsoletos e críticos, garantindo previsibilidade para itens similares.

 

Flexibilidade que ajuda na resolução de problemas

É uma ferramenta flexível porque permite a definição de diferentes ciclos, como S&OP mensal ou orçamento anual. Cada ciclo pode ter diferentes etapas, incluindo ações, responsáveis e prazos configuráveis.

 

Os prazos podem ser definidos por uma data de início e final, conforme o calendário da empresa. A ferramenta permite ainda o cadastro das hierarquias e da estrutura comercial da organização, possibilitando as previsões para cada segmentação.

 

Intuitivo, com linguagem que facilita o trabalho

O Prognos é hospedado em “nuvem” da UniSoma e pode ser acessado remotamente, pela maioria dos navegadores, em sessões seguras, com login e senhas individuais para cada usuário.

 

As informações mais relevantes são disponibilizadas em formato de fácil entendimento, que qualifica a tomada de decisão.

 

Conheça mais algumas características que fazem dessa ferramenta analítica intuitiva:

 

  • Linguagem simples: o Prognos traz somente o que é necessário para cada uma das etapas, fazendo com que o usuário navegue facilmente pela ferramenta;
  • Visual leve e agradável: hospedada em “nuvem”, com acesso remoto por navegadores web, a ferramenta tem linguagem simples que facilita o entendimento e uso das funcionalidades do Prognos;
  • Gráficos e dashboards: informações visuais e relevantes que facilitam a visualização e entendimento dos dados.

 

Números que comprovam o potencial

 

A UniSoma conta com vários exemplos bem-sucedidos de clientes que vêm utilizando suas soluções e modelos preditivos em suas operações.

 

Em média, eles conquistam 30% de redução no erro de previsão, 10% em redução de estoques e 20% de redução da ruptura de atendimento.

 

Conheça alguns cases!

 

OJI Papéis Especiais

Desde que começou a usar uma solução de previsão de demanda da UniSoma, a OJI Papéis Especiais passou a ter mais confiança nas previsões. A empresa registrou 28% de redução no erro de previsão a partir da aplicação de modelos estatísticos desenvolvidos sob medida. Conheça o case completo!

 

Marfrig

A Marfrig identificou aumento de produtividade no ciclo. Com uma redução de 85% no tempo de ciclo de planejamento, a empresa vem obtendo melhores resultados na operação. Conheça o case completo!

 

Além disso, você pode conferir em nosso canal do YouTube um vídeo demonstrativo do Prognos, que exibe algumas telas da ferramenta e permite uma visão geral do seu uso.

 

Quer saber mais sobre os benefícios do Prognos para sua empresa? Entre em contato com a UniSoma e agende uma demonstração. Estamos à disposição para tirar dúvidas e esclarecer seus questionamentos.

Deixe seu comentário