Desafio UniSoma 2019
O Cliente
| SOBRE O CLIENTE |
A Casa da Criança Paralítica de Campinas – CCP é uma instituição de utilidade pública e sem fins lucrativos. Ela oferece tratamento de reabilitação gratuito para crianças e adolescentes com deficiência física e comprometimento neurológico.
| HISTÓRIA |
Em 17 de janeiro de 1954 nascia oficialmente a Casa da Criança Paralítica de Campinas – CCP, fundada a partir da atitude visionária de seus idealizadores, em particular do primeiro presidente, Dr. Ernani Fonseca, que realizou o sonho em construir com um olhar inovador um edifício dedicado a atender pessoas com deficiência, especialmente as vítimas da Poliomielite, na época, conhecida como Paralisia Infantil. Após a construção do primeiro prédio, realizada por meio de doações de materiais e voluntários, a CCP iniciou essa missão humanitária.
| FAÇA PARTE |
A CCP está de portas abertas para recebê-lo! Entre em contato e conheça seus projetos e equipe. Clique aqui.
Descrição do Problema
A ONG Casa da Criança Paralítica realiza cerca de 47.000 atendimentos médicos por ano. O Desafio UniSoma 2019 terá como foco a resolução do problema de alocação de crianças em horários de atendimento pela equipe técnica da ONG, buscando maximizar o número de crianças atendidas e suprir a demanda por atendimento médico.
Esse planejamento de atendimento deve respeitar a disponibilidade de comparecimento na instituição por parte das crianças (dia e horário), assim como a disponibilidade de atendimento por parte do profissional de saúde.
Como aconteceu
O Desafio UniSoma 2019 ocorreu entre 15/07 e 31/08/2019, período os participantes trabalharam em um sistema para otimizar as agendas de atendimento feito para mais de 300 crianças na Casa da Criança Paralítica.
Banca Examinadora
Juliana Simões
Sócia
Jéssica Moia
Modelagem Matemática
Eli Toso
Professora Eng. Produção UFSCar
Ana Chissonde
Assistente Social da Casa da Criança Paralítica
Volnei Santos
Sócio
Os Vencedores
Grupo Optimus
Gabriel Davilla
Gabriel é aluno de Engenharia de Produção da UNICAMP-Limeira, e está no seu 4º ano de graduação.
Guilherme Correa
Guilherme Correa é aluno de Engenharia de Produção na UNICAMP, e está no seu 4º ano de graduação. Atualmente, é aluno especial de mestrado na Faculdade de Ciências Aplicadas.
Vinnicio Resende
Vinnicio é aluno de Engenharia de Produção na UNICAMP-Limeira, e está no seu 4º ano de graduação. Atualmente trabalha em consultoria com foco em tecnologia e no setor de logística.
Comentário sobre a experiência
Participar do Desafio Unisoma 2019 foi uma das melhores decisões de minha graduação. Ao longo dos dois meses de projeto, fomos intensamente desafiados a aprender no mais amplo sentido. Tivemos de aprender não só conteúdo e técnica, mas também a realidade de um projeto aplicado de pesquisa operacional: idealizar, testar, falhar, aprender com os erros para, enfim, ter sucesso. Sem dúvidas foi uma experiência que reafirmou nosso potencial de impacto como estudantes, ao ajudar uma instituição real, que enfrenta problemas reais. Gostaria de deixar meus últimos agradecimentos à Comissão Organizadora do Desafio e à Casa da Criança Paralítica de Campinas pelo belíssimo trabalho que realizam. Nos divertimos muito. Gabriel Davilla
Eu achei a experiência bem desafiadora, grande parte das linguagens e ferramentas que usamos não sabíamos nada quando o desafio começou, tivemos que aprender muito rápido. Foi tudo muito corrido, mas no final valeu muito a pena, chegamos numa solução bem interessante e aprendemos muito no processo. Vinnicio Resende
Desafio UniSoma 2019
Galeria de fotos
Últimos posts
Fique de olho nas últimas informações postadas sobre o Desafio.