Desafio UniSoma 2018
O Cliente
| SOBRE O CLIENTE |
A Cidadão Pró-Mundo (CPM) tem como objetivo oferecer oportunidades de educação para jovens e adultos de comunidades carentes, promovendo a igualdade de oportunidades no Brasil por meio do ensino voluntário de inglês.
| HISTÓRIA |
Após 20 anos de atuação e contando com uma metodologia inovadora de voluntariado e ensino, atualmente a CPM conta com cerca de 1.200 voluntários, entre professores e equipe administrativa, mobilizados para atender mais
de 2.400 estudantes.
| FAÇA PARTE |
A ONG acredita que a educação pode mudar o futuro de nosso país e busca promover a igualdade de oportunidades no Brasil através do ensino de inglês e da integração social. Se você se identifica com estes valores e quer ajudar a mudar a realidade de outras pessoas, seja um voluntário na Cidadão Pró-Mundo! Saiba mais por aqui.
Descrição do Problema
Os participantes do Desafio trabalharam em grupos para desenvolver uma solução baseada em otimização, que realizou a alocação dos voluntários nas turmas, mediante algumas restrições, tais como:
• Quantidade de voluntários alocados por turma;
• Disponibilidade de cada voluntário (manhã ou tarde, por exemplo);
• Nível de inglês no qual o voluntário se sente confortável ministrando a aula;
• Faixa etária da turma no qual o voluntário gostaria de ensinar;
• Experiência adquirida pelo voluntário;
• Dentre outras.
Como aconteceu
O Desafio UniSoma 2018 ocorreu entre 05/07 e 17/08/2018, período em que os estudantes buscaram soluções criativas para alocar mais de 170 voluntários em aproximadamente 22 turmas da ONG Cidadão Pró-Mundo.
Nesta edição, a principal premissa para implementação era o uso de um software e linguagem opensource. Foram 21 grupos inscritos, onde 4 destes foram classificados para a Final, que ocorreu no dia 15/09/2018 na sede da UniSoma em Campinas.
Banca Examinadora
Paola Tame
Project Management Office (PMO)
Pedro Munari
Professor Eng. Produção UFSCar
Mateus Nascimento
Modelagem Matemática
Jonas Rodrigues
Sócio
Luciene Nascimento
Diretora da ONG Cidadão Pró-Mundo Campinas
Os Vencedores
Grupo Spotlight Analytica
Rafaela Veloso de Oliveira
Engenheira de Produção e atual doutoranda no programa de Pesquisa Operacional ITA-Unifesp. Sua pesquisa consiste no desenvolvimento de modelos matemáticos para gestão e operações.
Carla C. Doescher
Graduada em Matemática Computacional pela Unifesp e mestre em Pesquisa Operacional pelo programa ITA-Unifesp e atual doutoranda no programa de Ciência da Computação.
Guilherme R. Silva
Mestrando no programa de Pesquisa Operacional ITA-Unifesp. Sua pesquisa consiste na combinação de técnicas de aprendizado de máquinas e algoritmos evolucionários.
Comentário sobre a experiência
Consideramos que a experiência de participar do Desafio foi muito enriquecedora. Isso vale não só pelo aprendizado, mas também pela possibilidade de colaborar com um projeto tão nobre como o da ONG Cidadão Pró-Mundo. Escolhemos programar na linguagem R, pois julgamos conveniente para o problema proposto pela UniSoma. No entanto, possuíamos um conhecimento muito básico nessa linguagem. Isso não nos impediu de aprender a usar o pacote de otimização e o shiny dentro do R. Sendo assim estamos satisfeitos com o conhecimento adquirido e agradecemos muito a iniciativa e o suporte da UniSoma.
Desafio UniSoma 2018
Galeria de fotos
Últimos posts
Fique de olho nas últimas informações postadas sobre o Desafio.