As áreas de Operações — incluindo supply chain, logística e produção — deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas dentro das organizações. A pandemia trouxe essa nova realidade, quando escancarou oportunidades nas cadeias de suprimentos e na logística, e evidenciou que a agilidade e a precisão das operações não são mais apenas um diferencial, mas uma questão de sobrevivência.
Só que, na maioria das empresas, ainda há muitos desafios para alcançar a excelência em Operações. Além da tarefa de manter o setor funcionando em um ambiente em constante mudança, é importante que Operações se veja como parte integrante de uma equipe maior, com um objetivo comum, e busque ser reconhecida como fonte de receita (e não como centro de custo).
É exatamente nesses pontos que a inteligência artificial (IA) entra em cena como uma aliada poderosa. Com a capacidade de analisar dados complexos, prever cenários, identificar riscos e apontar os melhores caminhos, a IA se tornou indispensável para empresas que buscam alavancar suas operações.
Neste post, vamos explorar como a IA — especialmente as soluções da UniSoma — pode ser integrada na área de Operações das empresas, otimizando processos e preparando o negócio para o futuro.
Inteligência Artificial e a área de Operações
A integração da Inteligência Artificial nas operações de uma empresa deixou de ser tendência para se tornar uma necessidade estratégica. A IA pode fazer parte tanto no planejamento estratégico quanto no operacional, promovendo mais eficiência e precisão das ações de todas as equipes.
No planejamento estratégico, por exemplo, a IA pode ajudar a prever tendências de mercado, simular cenários, identificar riscos e oportunidades e, ainda, sugerir melhorias nos processos.
Já no nível operacional, a IA pode automatizar tarefas repetitivas, monitorar em tempo real a performance de máquinas e trabalhadores, otimizar planos operacionais e até mesmo ajudar na tomada de decisões rápidas baseadas em dados, tudo isso com uma precisão que supera a capacidade humana.
Benefícios e utilização da IA em Operações
A aplicação da IA no supply chain, logística e produção traz diversos benefícios tangíveis para a área de Operações. Entre eles:
- Otimização da cadeia de suprimentos: melhora da previsão de demanda a partir de ajustes automáticos nos níveis de estoque e na roteirização de entregas com base em variáveis (como o tráfego e as condições climáticas, por exemplo);
- Redução de custos operacionais e aumento da eficiência: ambos os benefícios são consequência da otimização do supply chain e chegam à área de logística com a garantia de que os produtos alcancem o destino certo no menor tempo possível;
- Maximização da produtividade: a IA pode identificar gargalos na produção e sugerir ajustes que minimizem o tempo de inatividade, o que ajuda a produtividade a atingir seu nível mais alto.
Estratégias de uso da IA para gestão da área de Operações
Para tirar o máximo proveito da IA, sua aplicação deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. Mas o que isso quer dizer? Na prática, a implementação de soluções baseadas em inteligência artificial deve ser parte de uma abordagem integrada, que considere a gestão de estoque, fornecedores, custos e outros aspectos críticos das operações.
Mais um exemplo: uma gestão de estoque capaz de prever quais produtos terão maior demanda em diferentes períodos evita tanto a falta quanto o excesso de mercadorias. Outro: na hora de fazer a gestão de fornecedores, a IA pode analisar a performance de cada um e, a partir dessas observações, sugerir alternativas mais eficientes.
A identificação de desperdícios e a consequente sugestão de onde os recursos podem ser melhor alocados é, ainda, um exemplo de aplicação da inteligência artificial na gestão de custos dentro do contexto de operações.
4 passos para começar a utilizar IA em Operações
Aplicar IA nas operações de uma empresa vai muito além de simplesmente adotar a tecnologia por moda ou impulso. Para que a IA realmente agregue valor e transforme as operações, é essencial seguir um roadmap de analytics estratégico bem definido.
Um plano de ação ajuda a garantir o alinhamento com os objetivos da empresa, oferecendo o suporte necessário antes da implantação de qualquer software ou solução. Somente com uma estratégia bem traçada é possível assegurar que a IA impactará positivamente o dia a dia das operações, otimizando processos e entregando resultados reais e sustentáveis.
Dito isso, confira os principais passos para dar início à implantação das soluções de inteligência artificial na área de Operações do negócio.
1. Entendimento do ambiente de decisões e identificação de oportunidades
O primeiro passo para desenvolver um bom roadmap estratégico é coletar informações junto às áreas envolvidas. Observar a atuação do supply chain, da logística e da produção industrial, bem como realizar entrevistas com os profissionais envolvidos nesses processos é fundamental.
A partir desse conhecimento, torna-se possível identificar falhas e oportunidades de melhorias nos processos — o que pode ser acelerado e qualificado com suporte da IA.
2. Mapeamento do processo decisório
Nesta etapa, é feito um mapeamento da maneira como o processo decisório ocorre na empresa. Entender quem são os participantes, a frequência com que as decisões são tomadas, os gaps existentes no processo e outros pontos críticos são algumas das necessidades do mapeamento.
3. Detalhamento e priorização das iniciativas
Depois de reconhecer o ambiente e analisar o território, é hora de detalhar as iniciativas a serem realizadas. Ou seja, identificar e planejar as ações que serão tomadas na implantação da IA dentro da organização. No entanto, nem todas as iniciativas ocorrem simultaneamente. Deve ocorrer uma priorização, e aquelas consideradas mais importantes são colocadas em prática primeiro.
4. Comunicação dos resultados
A última etapa do roadmap é a comunicação e alinhamento do plano, gerando visibilidade e engajamento dos envolvidos na jornada de transformação.
Como escolher um parceiro para IA na área de Operações da sua empresa?
A aplicação da Inteligência Artificial em operações é considerada, por muitos, um caminho sem volta. Deixou de ser uma escolha para se tornar uma necessidade para as empresas que desejam permanecer competitivas em um mercado cada vez mais exigente. Mas isso deve ser feito não apenas por ser uma “tendência” — pelo contrário! Para garantir resultados sólidos e sustentáveis, é importante buscar um parceiro altamente qualificado e com vasta experiência na área.
A UniSoma tem quatro décadas dedicadas ao desenvolvimento de soluções de previsão de demanda, analytics e inteligência artificial para empresas de setores diversos — incluindo as áreas de operações, como supply chain, logística e produção.
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