O avanço das tecnologias e a transformação digital alteram completamente a maneira de fazer negócios, entregar serviços e interagir com o cliente, inclusive com a criação de classes totalmente novas de negócios. Há 20 anos, quem imaginava a ascensão de empresas como AirBnB, Uber ou Facebook? Não há como negar, a transformação digital está em curso e não mostra sinais de desaceleração, pelo contrário. Empresas dos mais diferentes setores estão revisitando atentamente suas atuações e buscando compreender como podem estabelecer melhores estratégias e dinâmicas para seus negócios, a fim de entregar experiências mais fluidas, assertivas e relevantes a seus clientes.
A Netflix é um exemplo típico de como a digitalização alterou nosso modo de vida e, por mais estabelecida que a empresa esteja nos dias de hoje, não foi sempre assim. Em uma era dominada pela gigante Blockbuster, a empresa inovou iniciando um serviço de entrega de DVDs pelo correio – ou seja, o cliente não precisaria mais se deslocar até uma loja para assistir ao último lançamento. Anos mais tarde, a ascensão da banda larga e do streaming chancelaram o golpe final para derrubar de vez a concorrência e consolidar a Netflix como a pioneira na oferta de filmes e séries sob demanda a valores ultracompetitivos. E, além de transmitir filmes e séries diretamente aos clientes, a empresa tem acesso a informações que possuem um valor inestimável: hábitos de consumo de seus clientes, dados fundamentais para retroalimentar seus sistemas e promover uma experiência de usuário cada vez melhor.
Uma empresa típica que reúne as principais características que se emergiram junto ao contexto de transformação digital – pessoas como agente de transformação e no centro da experiência; mindset digital e processos inovadores de negócios; e a tecnologia como alicerce estratégico para materializar as mudanças.
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Líder mundial em tendências e previsões, a WGSN Mindset analisa fenômenos relacionados ao novo perfil do consumidor, que vem estabelecendo novas dinâmicas no mercado. Segundo levantamento de tendências para 2020 publicado na Consumidor Moderno, o novo perfil de consumidor vislumbra a transformação da sociedade e impõe novos padrões aos negócios. Cada vez mais conectado, ele preza por conexões humanas, se preocupa com a destinação de produtos e a sustentabilidade, exige transparência das marcas na gestão corporativa e valoriza a cultura de compartilhamento.
Não é mais sobre ter, é sobre viver. O antigo conceito de felicidade relacionado a bens e posses começa a perder espaço para a economia compartilhada, marcada pela experimentação. Esta realidade já invadiu escritórios (basta olhar a quantidade de espaços de coworking) e as indústrias de moda, hotelaria, imobiliária, entretenimento, automotiva, entre outras. Cada vez mais, pessoas estão dando mais valor ao acesso a experiências do que à posse de coisas, exigindo que as marcas tradicionais entendam esta nova dinâmica de mercado, repensem e reinventem o seu modelo de negócios.
Novas formas de gerir negócios
Com tantas mudanças em curso, você já se perguntou se a sua marca está preparada para atender às novas prioridades de demanda, inovar e manter sua relevância na jornada de seus consumidores? Sua entrega é intuitiva, simples e rápida? De que forma você pode estruturar o desenvolvimento do seu negócio e seu planejamento estratégico a fim de acompanhar a evolução do seu cliente de forma ágil e consistente, garantindo margens saudáveis e sem perder market share? Já cogitou se modelos de subscrição ou de assinatura podem ser viáveis em seu segmento de atuação?
Operar com sucesso no contexto empresarial moderno está muito diferente das condições de apenas alguns anos atrás. Se sua empresa almeja desenvolver novas e inteligentes maneiras de alavancar os negócios com o suporte de tecnologias para atender às demandas do consumidor moderno, o primeiro passo é cercar-se de parcerias confiáveis que auxiliem nesta jornada. A experiência de 35 anos da UniSoma em modelagem e desenvolvimento de sistemas analíticos avançados unem conhecimento acadêmico e experiência de mercado, permitindo abordar problemas complexos com alta performance e qualidade de resultados. Entre em contato e entenda por que somos o parceiro ideal para seu projeto de transformação digital e analítica.