Skip to main content

Ferramentas e tecnologias digitais vêm aumentando exponencialmente as capacidades humanas e mudando a forma como conduzimos nossas atividades, seja na vida pessoal ou profissional. Sistemas inteligentes orientados por dados e o ambiente cada vez mais conectado trazem consigo oportunidades extraordinárias, que até pouco tempo só víamos em filmes de ficção científica. Uma verdadeira revolução que tem entre seus protagonistas a Inteligência Artificial (IA).

 

Se voltamos o nosso olhar para o mundo corporativo, observamos a crescente busca de empresas por soluções em IA para resolver problemas que a capacidade humana já não é mais capaz de resolver no tempo ideal ou com a acuracidade necessária. Alguns exemplos comuns desse tipo de aplicação são as assistentes virtuais ou chatbots em atendimentos ao cliente; mecanismos de segurança para identificar vulnerabilidades em sistemas; cruzamento de informações, a fim de identificar padrões de comportamento e consumo, entre outros.

 

BI vs Inteligência Artificial

O progresso da tecnologia, o surgimento de novas formas de armazenamento e de linguagens de programação, em meados dos anos 1980, deu origem a uma maneira inovadora de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados. Denominada Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI), a ferramenta se destacou por sua capacidade de capturar informações sobre o que já aconteceu, criando gráficos, fórmulas e painéis de análises. Técnicas de BI se revelaram boas soluções para analisar cenários referentes ao passado, mas são incapazes de realizar previsões ou indicar a melhor decisão para o futuro.

 

Anos mais tarde, os avanços no campo computacional e científico, a popularização da internet e a geração massiva de dados dá origem a um novo advento que segue revolucionando a vida moderna: a transformação digital. Este momento coincide com a evolução da IA como ferramenta de inteligência, por sua capacidade ainda mais robusta de elaborar algoritmos e sistemas que simulam a capacidade humana de reconhecer padrões, aprender, resolver problemas e tomar decisões. Quando baseada em algoritmos de Advanced Analytics, a IA consegue interpretar dados históricos e fazer previsões ou gerar um plano futuro otimizado, acelerando o progresso para resolver diversos tipos de problemas.

 

Tomada de decisões

Desde escolhas estratégicas grandes e pontuais, como onde fazer o próximo investimento fabril, até decisões do dia a dia, que resultam em grande valor ao longo do tempo, como a melhor oferta para determinado cliente em um momento de sua jornada de compra. Mais do que nunca, gestores de diferentes áreas de negócios vêm incorporando soluções de IA para suportar tomadas de decisões de negócios mais rápidas, precisas e eficientes.

 

Sejam elas no entendimento do comportamento do cliente, na definição de preços dinâmicos ou na detecção de fraudes, as soluções de IA baseadas em algoritmos de Advanced Analytics vem se destacando diante do atual contexto. E as perspectivas mostram que devem seguir avançando. Com a capacidade de aumentar a rapidez da tomada de decisão de forma precisa, tornam-se aliadas na automatização de uma série de tarefas e na solução de problemas complexos e geram resultados que equipes humanas, por si só, não seriam capazes de alcançar.

 

 

Papel do humano diante da Inteligência Artificial

Ainda que teorias sugiram a substituição da inteligência humana pela artificial, é preciso fazer uma distinção.  Mesmo que as organizações implementem IA para analisar cenários e tomar decisões de negócios, obter retornos adequados da tecnologia exige compreensão, colaboração e intervenção diretas da cognição humana.

 

Isso porque a IA utiliza-se de dados e algoritmos para aprender e responder perguntas complexas em um tempo bastante reduzido. E o ser humano desempenha um papel essencial para o funcionamento e programação desta inteligência: é ele quem conduz o treinamento, captura e curadoria de dados, além de ser a figura-chave para fazer a pergunta correta à IA, a fim de encontrar uma resposta realmente assertiva.

 

Por mais que algumas vezes o raciocínio humano possa ser impreciso, limitado e inconsistente, ele é supreendentemente flexível e robusto. Também é capaz de captar nuances, ter julgamento moral e reconhecer emoções – algo extremamente complexo para a IA – tornando-se um grande aliado da tecnologia na busca por melhores respostas e resolução de problemas.

 

 

Mudança de mindset

Contar com uma solução de IA sob medida, capaz de responder à pergunta do cliente com precisão, definitivamente está se tornando um diferencial competitivo importante diante do atual contexto mercadológico.

 

Antes de qualquer nova implementação, contudo, é fundamental lidar com o paradigma da transformação, pois nem sempre o gestor está disposto a deixar de lado suas decisões empíricas e para confiar na IA.

 

É importante ter clareza que as limitações do raciocínio humano geram uma enorme quantidade de complexidade e incerteza. E isso pode inviabilizar a otimização das nossas decisões, ainda que tenhamos muito conhecimento sobre determinado assunto. Desde decisões mais simples até as mais complexas, somos confrontados com uma quantidade enorme de informações e variáveis o tempo todo. Assim, precisamos escolher em que prestar atenção e o que filtrar. Nossa tendência, como ser humano, é utilizar atalhos de processamento de informações. Desta forma, sobrepomos coisas atraentes ou fáceis de visualizar a aspectos mais abstratos e incertos, os quais requerem procedimentos mais rigorosos e sistemáticos.

 

Neste ponto que a tecnologia aparece como suporte importante. Com capacidade de armazenamento e processamento de grandes quantidades de informação em paralelo, executa processos com mais consistência e sem a influência de fatores irrelevantes. Além de permitir identificar padrões confiáveis em conjuntos complexos de dados e pesar muitos fatores na tomada de decisões.

Com quem contar

Saber conduzir esta mudança paradigma e fazer com que o gestor passe a confiar na Inteligência Artificial é um dos diferenciais da UniSoma, que possui décadas de experiência em diversos segmentos e processos de negócios. Entenda como gerar mais inteligência e valor para seus negócios.

Gostaria de saber mais sobre tema? Então confira o vídeo que preparamos para você!

Conheça nossas soluções para Alimentos e Bebidas!

Deixe seu comentário