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Desafio UniSoma

Terceiro Checkpoint 2019

Por agosto 2, 2019março 27th, 2022No Comments

Na quinta-feira dia 01/08 ocorreu o terceiro Checkpoint do Desafio UniSoma 2019! Esta Live teve participação especial da Lilian, coordenadora técnica da ONG Casa da Criança Paralítica. Abaixo segue o vídeo da Live do Youtube:

1) Acredito que não explicamos bem a questão , pois perguntamos sobre o horário das 17h nas planilhas dos funcionários e vocês nos responderam sobre a disponibilidade da criança.
R: Obrigada por insistir na pergunta, acabamos realmente respondendo sobre coisas não relacionadas à sua pergunta. Tanto os horários dos funcionários quanto das crianças devem respeitar a aba “Auxiliar” nos horários de atendimentos, ou seja, os horários se encerram às 16h30. Este horário das 17h00 deve ser desconsiderado.

2) Nas planilhas dos funcionários são utilizados 2 termos com o mesmo significado: indisponível e indisponibilidade. Seria possível criar um padrão para essa informação? Por exemplo o funcionário preencheria com “0” os horários que ele não tem disponibilidade.
R: No último checkpoint foi mencionado sobre esta situação. Duas maneiras de indicar a indisponibilidade é uma inconsistência. Indicamos aos grupos para seguirem com a tag “Indisponível”, logo você não precisará usar o “0” para esta situação.

3) Serão inseridos os horários do almoço nas planilhas do funcionários?
R: Sim. Todos os funcionários terão o horário completo e no almoço será colocado como “Indisponível”.

4) Existe algum modelo para o Documento Descritivo que deve ser entregue no dia 08? Quais são os pontos essenciais que devem ser abordados nesse documento?
R: O objetivo deste documento é entendermos as decisões que a equipe tomou no desenvolvimento da solução, em termos de modelo, metodologias utilizadas, bibliotecas, entre outras informações. O formato é livre, e o conteúdo deve ser toda a informação que a equipe julgue necessária para o entendimento do processo de desenvolvimento da ferramenta.

5) Essa é uma pergunta um pouco descontextualizada, porém queríamos saber se é obrigatório a presença de todos os integrantes dos grupos selecionados no dia 14/09. Pois um dos nossos integrantes não estará em Campinas e pensando também que existem muitos grupos de outros estados talvez seja economicamente inviável a equipe inteira estar presente na final. E também existe o fator tempo pois teriam que comprar passagens com menos de 2 semanas de antecedência.
R: De acordo com o regulamento é obrigatório pelo menos 1 membro da equipe estar presente na UniSoma. Os demais podem estar conectados via Videoconferência, porém não é obrigatório. (https://www.unisoma.com.br/desafio/2019/06/05/regulamento-desafio-unisoma-2019/ )

6) A organização do desafio possui dados referentes à quantidade de crianças atendidas e/ou tratamentos por semana realizados pela CCP? Gostaríamos de avaliar se nossa solução já está fornecendo valores satisfatórios.
R: Estamos aguardando o fornecimento dos dados pela ONG. O quanto antes iremos atualizá-los e avisaremos a todos.

7) O que devemos fazer quando a demanda de tratamentos da criança é maior do que a quantidade disponível de horários ? (Ex: existe uma criança que necessita de  6 tratamentos, porém ela possui apenas 4 horários disponíveis)
R: Esta situação impossibilita o atendimento da criança para algum dos tratamentos demandados. E entendemos que é nela que a ONG se beneficiará da solução, pois, dará a visibilidade do que não foi atendido, e conseguirá tomar ações em cima disso. Logo, tratamos como inconsistência e necessita ser tratada de alguma forma pelo grupo. É possível exibir uma mensagem em tela, exibir um aviso ou desconsiderar no modelo. Lembrando que a forma que o grupo encontrar para tratar as inconsistências deve ser informado.

8) Notamos que existe uma restrição relacionada ao atendimento em um mesmo período. Gostaríamos de saber se as crianças precisam de intervalo entre os atendimentos em um mesmo período ou é melhor agrupá-los ? É benéfico para a criança ter 4 atendimentos seguidos numa manhã, ou é preferível que seja feito 2 atendimentos, um intervalo e mais 2 atendimentos?
R: Os atendimentos devem ser o mais agrupados possível, não há necessidade de intervalos. Lembrando que atendimentos com o mesmo especialista devem ter no mínimo um dia de intervalo entre eles, e atendimentos em diferentes especialidades podem ser agrupados. A duração de 30 min de atendimento já contempla o possível deslocamento entre diferentes salas. Sobre os benefícios para a criança, uma parte das crianças atendidas têm mobilidade limitada, sendo assim busca-se reduzir a quantidade de vezes que ela precise ir à ONG.

9) Todas as perguntas que fizermos serão respondidas nas lives e publicadas nos posts relativos aos checkpoints? Pergunto isso pois meu grupo têm algumas ideias diferenciadas sobre como resolver o problema e imagino que responder esses questionamentos abertamente seja o mesmo que “entregar o ouro aos concorrentes”.
R. Sim, as perguntas serão compartilhadas por todos os grupos. Cabe destacar que nós responderemos dúvidas sobre o Desafio em geral, ONG, o problema, entretanto perguntas muito específicas do tipo “estamos fazendo corretamente?” não serão respondidas pela nossa equipe. Sendo assim, consideramos que responder as perguntas abertamente é benéfico para todos. Lembrando que no dia 08/08 teremos a entrega do documento descritivo da solução. Neste documento, o grupo deve colocar quais foram as decisões tomadas para a resolução do problema. Após a entrega iremos dar um feedback geral para os grupos e talvez nesta etapa algumas dúvidas de como abordar o problema possam ser sanadas. Nós não compartilharemos esse documento entre os grupos, então a solução de vocês não será apresentada para os outros grupos. Além desta entrega, a entrega do protótipo será o momento que o grupo receberá feedbacks individuais sobre a solução desenvolvida até então.

10) Quando uma criança tem demanda de uma especialidade, qualquer médico da ONG pode fazer o atendimento?
R: No caso dos atendimentos médicos sim. Pois os atendimentos médicos são realizados esporadicamente. Para o caso dos atendimentos regulares, caso a criança já tenha sido atendida por algum profissional, é preferível a criança manter os próximos atendimentos com o mesmo profissional.

11) Seria interessante manter uma certa “fidelidade” entre criança-profissional? Isso me parece importante por conta do conforto da criança, e do próprio profissional.
R: Sim. Para os atendimentos regulares é preferível a criança manter o atendimento com o mesmo profissional daquela atividade.

12) Qual a estimativa de tratamentos realizados por semana ou estimativa de crianças atendidas por semana?
R: É estimado mil tratamentos por semana para 370 crianças, sendo 160 crianças regulares.

13) Ainda sobre o atendimento da criança: é possível que uma criança receba atendimentos em horários sucessivos (07:30 até 8:30)? ​Nesses casos, é razoável supor algum tipo de limite de atendimentos sucessivos por conta do conforto da criança, como em atividades de fisioterapia. Certo?
R: É possível, e como preferência os atendimentos são marcados um seguido do outro.

14) Ou ainda, uma criança pode demandar um tempo de descanso entre alguns tipos de atendimentos?
R: Não. Neste caso se houver alguma impossibilidade da criança realizar os atendimentos, será tratado pelo usuário no cadastro da disponibilidade da criança.

15) Nesse mesmo sentido, os profissionais deveriam ter um descanso após uma certa quantidade de atendimentos?
R: Não. Caso haja alguma indisponibilidade do profissional, será tratado pelo usuário no cadastro do horário do funcionário, colocando o status “Indisponível” no horário em questão.

16) Seria possível disponibilizar este cronograma entregue aos responsáveis que foi comentado, a fim de termos uma base para a nossa saída e que ela seja de acordo com o que a ONG já utiliza/precisa?
R: Sim. Está disponível abaixo.

17) Para cada tratamento oferecido pela CCP existem quantos funcionários responsáveis?
R: Varia de acordo com a atividade. Hoje varia de 1 a 4 funcionários por atividade. Contudo, lembramos que a ferramenta deve considerar novos cadastro de funcionários de forma genérica.

18) Eu notei que o arquivo do excel tem 100MB de tamanho. O modelo de dados sempre vai ter tamanhos por volta desse valor?
R: A princípio sim. Pois nesse modelo de dados colocamos algumas referências de valores. Iremos avaliar a possibilidade de diminuir o tamanho do arquivo.

19) Gostaria de saber quais as dificuldades mais comuns encontradas durante o agendamento dos horários?
R: A maior dificuldade é o tempo gasto de todos os profissionais envolvidos. Pois quando tem uma nova criança a ser atendida é necessário marcar uma reunião com todos os profissionais que a criança precisa de atendimento e encontrar um horário que esteja dentro da disponibilidade da criança.

20) ​Seria interessante agrupar os funcionários de uma mesma especialidade em uma só aba, ou é preferível montar uma aba para cada profissional?
R: Não. Neste caso é necessário que cada aba seja para cada profissional, pois cada profissional pode ter uma disponibilidade diferente. Além disso, lembrem-se que a estrutura do modelo de dados não deve ser alterada (a não ser para inserir abas para novos funcionários), pois ela foi decidida juntamente com a ONG, de acordo com as necessidades deles.

Lembrando a todos, por favor nos enviem os atestados de matrícula para confirmar a inscrição!

Agradecemos a participação de todos os grupos e das perguntas enviadas ao longo da semana. Não se esqueçam das próximas datas e estamos à disposição para responder as próximas dúvidas.

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