Descrição Completa – Desafio 2019

Neste post iremos apresentar o cronograma completo do Desafio 2019, bem como descrever o problema da ONG Casa da Criança Paralítica e incluir algumas explicações gerais sobre o Desafio. O início oficial se deu no dia 15 de Julho de 2019 com a divulgação deste post, arquivos CSVs com os dados do problema.


 

 

Cronograma completo

 

 

Seguem abaixo as datas do Desafio 2019:

  • Início do Desafio em 15/07/2019 com a divulgação completa do problema;
  • Os ckeck-points serão realizados via live no Youtube todas as quintas-feiras as 18 horas a partir do dia 18/07 até dia 29/08. Não é obrigatório a presença dos grupos nos check-points;
  • As perguntas deverão ser enviadas através do Contato do Site do Desafio até um dia antes de cada check-point. Após respondermos as perguntas enviadas pelos grupos, poderemos abrir para perguntas da plateia – caso o tempo seja suficiente. Enviaremos por e-mail o link para o live minutos antes de iniciarmos cada um;
  • Todas as perguntas podem ser feitas no Fale Conosco do Site do Desafio ou através do e-mail desafiounisoma@unisoma.com.br. Responderemos as perguntas entre 24 e 48 horas. Às sextas-feiras colocaremos no site do Desafio um post com um compilado das perguntas da semana dos grupos;
  • No dia 08/08 os grupos deverão enviar um documento com o descritivo da solução através do e-mail do Desafio. Esse documento deve conter as informações sobre como o grupo pensou em resolver o problema da ONG e informações adicionais que julgarem válidas. Nosso time dará um retorno geral para todos os grupos sobre este documento;
  • Em 22/08/2019 os grupos poderão enviar um protótipo da solução através do e-mail do Desafio, ou seja, a ferramenta que foi desenvolvida até o presente momento. Daremos um feedback individualizado para cada grupo até o dia 27/08 sobre o protótipo;
  • Cabe destacar que alguma eventual demanda pode ser solicitada pelo Cliente no decorrer do Desafio como, por exemplo, relatórios ou algo relacionado à usabilidade. Todas as informações serão previamente colocadas no site do Desafio;
  • Outro conjunto de dados será disponibilizado no site do Desafio para testes. Ele terá o mesmo formato que o arquivo anexado abaixo, porém com outros dados;
  • Todos os grupos devem entregar até as 23h59 do dia 31/08/2019 um relatório contendo no máximo 5 (cinco) páginas, com a descrição da modelagem e da solução encontrada, além do programa contendo a modelagem e soluções. Além desse relatório, os grupos deverão entregar um formulário padrão com a solução. Tal formulário será divulgado posteriormente no site do Desafio. O e-mail para entrega dos relatórios e solução é desafiounisoma@unisoma.com.br;
  • No dia 04/09/2019 será divulgado no site do Desafio os grupos selecionados para a final, que farão a apresentação da solução do Desafio na sede da UniSoma;
  • A final e entrega dos prêmios será no dia 14/09/2019 as 09:00 na sede da UniSoma, em Campinas. Todos os grupos estão convidados a participar da final mesmo os que não forem classificados.

 

Avaliação

 

Os grupos que cumprirem todas as normas descritas no Site do Desafio serão avaliados pela banca examinadora, escolhida a livre critério da UniSoma.

 

 

Serão avaliados pela banca examinadora itens como:

 

(a) a solução apresentada,

 

(b) interação do grupo com a UniSoma e a ONG parceira,

 

(c) os resultados e relatórios,

 

(d) arquitetura e implementação da solução,

 

(e) interface (facilidade de uso),

 

(f) apresentação e

 

(g) comunicação.

 

Cada membro da banca examinadora atribuirá uma nota a cada item avaliado, podendo considerar o conjunto do trabalho avaliado. Cabe destacar que o peso para cada quesito da avaliação é o mesmo.

 

 

 

Descrição completa do problema e dados

 

 

 

Conhecendo a Casa da Criança Paralítica de Campinas

 

A Casa da Criança Paralítica de Campinas (CCP) é uma instituição de utilidade pública e sem fins lucrativos. Ela oferece tratamento de reabilitação gratuito para crianças com deficiência física e comprometimento neurológico. Funcionando há 65 anos, atualmente a  CCP atende cerca de 400 crianças contabilizando 47.000 atendimentos por ano.

 

 

O desafio esse ano será criar uma ferramenta que auxilie a equipe responsável a planejar os atendimentos semanais, de forma a atender o maior número possível de crianças e a minimizar o tempo que cada uma precisa ficar na ONG a cada dia. Atualmente, esse planejamento é feito manualmente, através de tentativa e erro, demorando bastante tempo, além de não garantir a melhor alocação de uma criança.

 

 

Descrição do problema

Inicialmente, cada criança passa por uma triagem, na qual são definidas suas necessidades: especialidades das quais ela precisa de atendimento e a quantidade de sessões semanais. Também são cadastradas a disponibilidade da criança, ou seja, dias e horários em que ela pode ir até a CCP, e a disponibilidade dos profissionais. Os agendamentos devem respeitar essas disponibilidades e necessidades.

 

Para especialidades em que a criança tem mais de um atendimento na semana, deve haver um período mínimo de um dia entre eles. A frequência do atendimento regular é semanal, a não ser para a especialidade Nutrição, que pode ter frequência semanal ou quinzenal.

 

A instituição oferece dois tipos de atendimento: regular e esporádico. No atendimento regular, a criança frequenta a CCP semanalmente, durante o período em que é acompanhada pela instituição. No esporádico, a criança não tem necessidade de atendimento todas as semanas, devendo ser feita a alocação apenas nas semanas em que houver tal necessidade. No momento do planejamento, é priorizada a manutenção dos horários de atendimento da semana anterior, referente as crianças com atendimento regular. Essas crianças também têm prioridade em relação a crianças recém-chegadas na ONG. Algumas crianças têm agenda pré-fixada e sem flexibilidade e, portanto, não podem ser realocadas.

 

Um profissional só pode atender uma criança por vez (e uma criança só pode receber um atendimento por vez). Como a criança deve permanecer o menor tempo possível na ONG, seus atendimentos devem ser agendados em horários próximos. Além disso, os agendamentos de uma criança, em um mesmo dia, devem ser todos em apenas um período (manhã ou tarde). Também deve-se reduzir o número de vezes que uma criança precisa se deslocar até a ONG.

 

 

 

O arquivo .xlsx que está disponibilizado no Site do Desafio possue a seguinte estrutura (para acessar clique aqui):

 

Cadastro da Criança:

  • identificação da criança (nome/apelido/matrícula)
  • matrícula
  • nome completo da criança
  • nome do responsável
  • telefone de contato
  • status da criança (recebe atendimento regular ou esporádico, ou não é mais atendida)

Disponibilidade da Criança:

  • dias e horários em que a criança pode estar na CCP
  • identificação da criança
  • dia da semana
  • período (manhã/tarde/ambos/horário – a última opção é para casos em que a criança não pode permanecer um período inteiro)
  • hora inicial (hora em que a criança pode chegar na ONG)
  • hora final (hora em que a criança precisa sair da ONG)
  • As duas últimas colunas somente são preenchidas quando é escolhido “horário” na coluna “período”.

Atendimento Regular:

  • necessidade das crianças com atendimento regular
  • identificação da criança
  • tipo de atendimento (especialidade)
  • qtde de atendimento semanal (número de sessões na semana)
  • frequência de atendimento (semanal ou quinzenal)
  • pode ser reagendado?

Atendimento Esporádico:

  • necessidades das crianças que serão atendidas apenas na semana seguinte
  • identificação da criança
  • tipo de atendimento (especialidade)

 

Abas com nomes de funcionários: agenda dos profissionais, com os horários de atendimento pré-fixados (é a agenda da semana corrente considerando apenas atendimentos regulares, elaborada na semana anterior) – na primeira célula está a especialidade do funcionário. Caso especial: Nutrição – para nutricionistas, são apresentadas as agendas de duas semanas, a corrente e a que deve ser planejada.

 

 

 

Produto esperado 

A ferramenta desenvolvida pelos participantes deve receber como entrada um arquivo no formato especificado acima e resolver o problema relacionado a maximização do número de atendimentos na CCP.

 

A saída da ferramenta deve ser igual ao arquivo .xlsx de entrada, contendo a solução, ou seja, com o preenchimento dos horários de cada funcionário. Esse requisito de saída é obrigatório.

 

Além disso, é interessante que seja criada uma tela com indicadores da solução encontrada como, por exemplo, o número de crianças que foram efetivamente alocadas ou não, quais crianças tiveram seu horário mudado, utilização do tempo de cada profissional, etc. Aqui, vale a criatividade para mostrar o potencial da ferramenta!

 

A metodologia para a resolução do problema é de escolha dos grupos, ou seja, o modelo ou técnica escolhida. A solução deve ser implementada em R e uma interface desenvolvida em Shiny.

 

OBS: Caso algum grupo deseje utilizar a formulação do problema proposto do Desafio para a publicação de algum artigo, trabalho, notícia ou demais conteúdos é permitido, contudo é necessário notificar a organização do Desafio e realizar as devidas citações do Desafio UniSoma e da ONG parceira.