Segundo Checkpoint 2019

Na quinta-feira dia 25/07 ocorreu o segundo Checkpoint do Desafio UniSoma 2019! Abaixo segue o vídeo da Live do Youtube:


Seguem todas as perguntas e as respectivas respostas de todos os grupos da última semana:

1) Na planilha “Atendimento Regular” há algumas crianças com demanda de 4, 5 visitas semanais. Visando contemplar a restrição de janela de 1 dia entre uma visita e outra à ONG, é possível ter consultas consecutivas com o mesmo profissional?
Não é possível ter duas consultas consecutivas com o mesmo profissional. E é de preferência que a criança tenha uma janela de pelo menos 1 dia entre o tratamento. Então os casos que a demanda é de 4, 5 visitas semanais trata-se de uma inconsistência nos dados. 

2) Sobre a pergunta/resposta 5 do compilado do checkpoint anterior. Quais exatamente são as informações que os funcionários colocam na planilha?
Os profissionais indicarão à Coordenadora Técnica somente suas próprias agendas. 

3) A planilha “Auxiliar” realmente existe para a coordenadora da CCP ou é apenas para fins informativos do concurso?
Esta aba é utilizada apenas para o desenvolvimento do modelo, fica oculta para a ONG, e não pode ser alterada. 

4) Por que não unificar as informações “IDENTIFICAÇÃO” e “MATRÍCULA” das crianças? O que as diferenciam para a ONG?
É uma necessidade da ONG ter as 3 informações (identificação, matrícula e o nome da criança). A identificação, é a forma que a ONG se refere a criança. Ou seja, para a agenda do profissional, será colocado a identificação da criança nos horários. 
Já o Nome e a Matrícula da criança, será utilizado para gerar o relatório com o horário da Criança. Este relatório deverá ser exportado em PDF, pois a ONG usará para entregar esta agenda para a família da criança.

5) Como estarão preenchidas as informações de “identificação” das crianças nas planilhas de agendamento dos profissionais? (“IDENTIFICAÇÃO”, “MATRÍCULA” ou “NOME DA CRIANÇA”)
É uma necessidade da ONG ter as 3 informações (identificação, matrícula e o nome da criança). A identificação, é a forma que a ONG se refere a criança. Ou seja, para a agenda do profissional, será colocado a identificação da criança nos horários. 
Já o Nome e a Matrícula da criança, será utilizado para gerar o relatório com o horário da Criança. Este relatório deverá ser exportado em PDF, pois a ONG usará para entregar esta agenda para a família da criança. 
PS: Todas as informações podem conter letras e números. 

6) Solicitar a CCP as dificuldades comumente encontradas durante os (re)agendamentos.
No checkPoint do dia 01/08 teremos a participação da ONG CCP, onde a ONG irá apresentar sobre o seu trabalho e também contará um pouco como é seu dia a dia e quais são suas  dificuldades.

7) Na planilha “Auxiliar” temos a coluna “HORÁRIO DE ATENDIMENTO”, esta tem seu horário limite às 16h30, porém nas planilhas referentes aos horários de atendimento dos funcionários há a possibilidade de agendar consultas às 17h. Qual o último horário de agendamento que deve ser respeitado?
Os horários indicados na planilha “HORÁRIO DE ATENDIMENTO” são referentes ao início do atendimento, com duração de 30 minutos. Por exemplo, o horário 16:30 refere-se ao intervalo de 16:30-17:00. Já a disponibilidade da criança indica o horário que a criança pode ficar na instituição, por exemplo, se a criança só pode ficar até 16:00, o último atendimento deve ser agendado para, no máximo, 15:30. esta forma de preencher o formulário foi adorada pois é mais cômodo para a responsável indicar o horário que a criança precisa deixar a ONG.

8) Em uma parte da Live, vocês dizem que pode ser utilizado C++/Python para chamar um motor de otimização. O que significa “motor de otimização”? Poderia ser o Solver (independente de ser solver de um PL ou heurística etc)? Exemplo: utilizar linguagens como Python/C++ para o desenvolvimento da solução(Solver) e apenas a visualização/leitura/input/output dos dados utilizando R e Shiny?
Quando falamos “motor de otimização” nos referimos o modelo matemático em si, pois dentro do RStudio é possível chamar outras linguagens. Sendo assim, caso o grupo se sinta mais à vontade em escrever o modelo em C++/Python/etc é possível e permitido fazer isso, mas não obrigatório. Para a parte de visualização/leitura/input/output o grupo deve usar o R e o Shiny. Lembrando que o sistema tem que estar dentro ambiente RStudio. 

9) Então, é permitido realiza a resolução em outras linguagens chamando-as pelo R? Independente se for um solver matemático ou uma heurística implementada em Python por exemplo? O importante é o input e output ser em R (e no Excel disponibilizado) correto?
Isso. Mas também é importante que os usuários na ONG consigam utilizar a ferramenta facilmente, ou seja, que baste abrir o RStudio e apertar o play, sem necessidade de instalações extras. Se for necessário instalar algum outro programa, isso deve ser especificado e bem explicado no manual. Tenham em mente que qualquer complicação no uso da ferramenta pode contar contra na avaliação final. 

10) Eu posso supor que o formato de dados permanece o mesmo? Com possíveis modificações para refletir a entrada/saída de profissionais do problema?
Você deve supor que sim, o modelo de dados de entrada e saída deve permanecer o mesmo. Qualquer mudança que achem necessário, entrem em contato conosco e caso seja acatada, será refletida a todos os grupos.

11) Os dados auxiliares mudam?​ Por exemplo, se em alguma semana o pessoal da ONG pode escolher por remover um dia da semana por conta de feriado.
Os dados na aba auxiliar também não muda. Neste caso a ONG tem a possibilidade de indisponibilizar a agenda de todos os profissionais, ignorando assim, o feriado.

OBS: Todas as premissas que serão adotadas para solução do problema, devem estar descritas no documento de “Descritivo da Solução” que será entregue 08/08.

Lembrando a todos, por favor nos enviem os atestados de matrícula para confirmar a inscrição!

Agradecemos a participação de todos os grupos e das perguntas enviadas ao longo da semana. Não se esqueçam das próximas datas e estamos a disposição para responder as próximas dúvidas.