Na quinta-feira dia 12/07 ocorreu o primeiro Check-Point do Segundo Desafio UniSoma. Abaixo segue o vídeo da Live do Youtube:
Seguem todas as perguntas e as respectivas respostas de todos os grupos da última semana:
1. O que significa turma atual e turma nova?
R. Significa a progressão do aluno em relação às turmas e salas. Por exemplo: um aluno que estava na turma A.1 e foi aprovado, passará então, de acordo com a tabela para a turma B.1.
2. Os voluntários owners precisam acompanhar a progressão da turma? O que significa ser responsável pela turma?
R. Não, os owners são designados pela ONG a turmas específicas. E não precisam ser alocados no modelo.
3. O que significa o terceiro número na identificação da turma Teens? (Por exemplo Teens 1.1.[1] ).
R. Cada nível (turma) pode ser que tenha mais de uma sala de acordo com o número de alunos em cada semestre. Logo o último “número” é a identificação da sala.
4. O que significa o último dígito das turmas identificadas por letras? (Por exemplo A.[1]).
R. Mesma explicação que a pergunta 3.
5. O que significa função EA do dia?
R. EA do dia é outro tipo de voluntário, que não ministra aula em nenhuma turma, logo não precisa ser alocado.
6. As turmas atuais D.1 e D.2 serão a turma nova E.1 mesmo? As turmas atuais E.1 e E.2 serão a turma nova F.1 mesmo?
R. Sim, pois neste caso pontual não existem três turmas do nível ‘E’, e sim duas. Neste caso, os alunos das turmas D.1 e D.2 que avançam no curso se encontra na turma E.1.
7. Não existe equivalência entre a turma Teens 4.2 e nenhuma turma de adultos?
R. Iremos confirmar com a ONG em relação à ausência de mapeamento da turma Teens 4.2 para turma de adultos.
8. Existe preferência de manter o voluntário na mesma turma quando ela mudar? Se ele tiver nível para continuar ensinando?
R. Sim, foram populados novos dados relacionados à preferência dos voluntários para o próximo semestre. Confira em https://www.unisoma.com.br/desafio/2018/07/11/atualizacao-no-cadastro-de-voluntarios/.
9. Nenhum voluntário tem preferência de Período e nem preferência de Turma. Isso vai mudar? Podemos assumir que a preferência é manter o estado atual?
R. Novos dados no cadastro de voluntários foram preenchidos em relação às preferências de cada teacher. Mas sim, os dados podem ser atualizados de acordo com o que a ONG nos envia.
10. Não existe nível de comprometimento. Isso vai mudar? Podemos considerar um valor aleatório entre 0,1 até que a avaliação seja feita?
R. A nota de comprometimento é um valor de 0 a 10 e foi atualizado https://www.unisoma.com.br/desafio/2018/07/11/atualizacao-no-cadastro-de-voluntarios/.
11. A maioria dos voluntários não tem preferência de faixa etária. Isso vai mudar?
R. Caso o campo de faixa etária esteja vazio, o voluntário não tem preferência, verificar em
https://www.unisoma.com.br/desafio/2018/07/11/atualizacao-no-cadastro-de-voluntarios/.
12. Não existe Período diferente de Manhã no banco de dados. Poderia fornecer turmas em todos os períodos desejados?
R. Por hora temos apenas turmas de manhã cadastrada, mas a formulação dos grupos deve considerar manhã e tarde.
13. Existe uma dependência entre o comprometimento de voluntários que tem parentesco?
R. Não.
14. O parentesco pode ser considerado uma característica transitiva? Se a é relacionado a b e b é relacionado a c então a é relacionado a c? (no caso de 3 ou mais irmãos, por exemplo).
R. Iremos confirmar com a ONG.
15. Cada voluntário vai ser alocado em uma única turma?
R. Sim.
16. É considerado um voluntário veterano com quanto tempo desde a data início?
R. O voluntário deixa de ser novato depois de um semestre ministrando aulas.
17. Na descrição está pontuado que precisamos utilizar um software gratuito para a resolução do problema. Porém não estamos encontrando softwares gratuitos (que também possuem interface) que resolvam PL. Pensamos em usar o solver do Libre Office para resolver o problema de designação. Mas com isso, é permitido montar uma interface com o próprio Libre Office?
R. Se garantirmos que o usuário consiga acesso ao software e à solução é permitido. Mas acrescento que existem outras linguagens livres com bibliotecas de Programação Linear que te permitem a geração de uma interface, tal como R utilizando a biblioteca Shiny para interfaces. Iremos futuramente postar sobre algumas dessas linguagens que possibilitariam a modelagem do problema da ONG.
18. O cliente poderá solicitar alteração ou adicionar restrições ao problema ao longo das etapas do desafio?
R. Sim! Contudo, se houver alguma solicitação espera-se que não seja de grandes mudanças e os grupos serão avisados com antecedência.
19. É possível solicitar alguma informação adicional ao cliente? Exemplo: responder questionário para medir a ordem de preferências do cliente?
R. Não. Contudo algumas informações adicionais foram atualizadas em https://www.unisoma.com.br/desafio/2018/07/11/atualizacao-no-cadastro-de-voluntarios/
20. A turma Teens 4.2 corresponde ao nível E? (apenas confirmação).
R. Iremos confirmar com a ONG em relação à ausência de mapeamento da turma Teens 4.2.
21. Podemos alterar os arquivos de entrada para resolução do problema? Em outras palavras, os dados fornecidos nos arquivos csv. devem ser nosso input ou podemos alterar a forma como estão organizados?(Pensando na utilização futura pela ONG, podemos solicitar que “organizem” seus dados de forma diferente?).
R. Para avaliarmos os resultados os dados devem ser utilizados no formato em que foram disponibilizados.
22. O voluntário pode ser alocado em mais de uma turma?
R. Não. Cada voluntário vai ser alocado em uma única turma.
23. Turmas de diferentes níveis, exigem uma maior ou menor necessidade de recursos/professores?
R. Indiferente. As turmas devem possuir de 3 a 8 voluntários.
24. É preciso observar a quantidade de professores entre as turmas? (ex. uma turma com 3 e outra com 8 voluntários não é desejável).
R. Não há restrições de alguma turma possuir mais ou menos voluntário em específico. Tomando o exemplo como base, note que é preferível que a formulação escolha alocar 5 voluntários em uma turma e 6 em outra, ao invés de 3 e 8.
25. Existe a probabilidade de professores largarem o curso durante o semestre? Se sim, existem dados em relação a isso?
R. Existe essa possibilidade, porém não está mapeado nos dados de entrada e os grupos não devem considerar isso como restrição. Os dados referentes a esta situação estão em “comprometimento”, ou seja, um voluntário com comprometimento baixo é um voluntário que pode faltar algumas vezes ou deixar de dar aulas naquele semestre.
26. Considera-se que a ONG tenha alguém que possa utilizar algum tipo de linguagem de programação? Sendo assim possível disponibilizar scripts para utilização do programa.
R. Não, considera-se que ninguém da ONG saiba utilizar algum tipo de linguagem de programação.
27. Houve alguma demonstração sobre o que seria uma boa usabilidade?
R. Não. A usabilidade é um dos itens mais importantes, pois a ONG precisa entender e saber utilizar a ferramenta. Vocês podem questionar e nos enviar algumas ideias e podemos discutir.
28. No vídeo de descrição não fala da restrição de preferência por período, devo considerar ela uma restrição também?
R. Vamos confirmar com a ONG e retornaremos.
29. Em uma das planilhas com as informações há uma tabela referente a mesma escala onde há uma coluna de código 1 e outra de código 2. O que se refere essa informação? Seria o parentesco, ou seja, eles teriam que ser alocados juntos?
R. É isso mesmo, código 1 é o primeiro voluntário e código 2 o segundo voluntário. Ambos precisam ser alocados no mesmo período, mas em turmas diferentes.
30. Para que serve o laço de progressão das turmas?
R. Significa a progressão do aluno em relação às turmas e salas. Por exemplo: um aluno que estava na turma A.1 e foi aprovado, passará então, de acordo com a tabela para a turma B.1.
31. Todas as aulas do curso de inglês são ministradas em apenas um dia? Ou há aulas todo dia da semana?
R. Todas as aulas são ministradas aos sábados no período de cada turma especificado nos dados.
32. A restrição de alocar todos voluntários é mais importante do que respeitar a restrição de mesmo período de voluntários com parentesco? O problema fica infactível com as duas restrições hard.
R. Iremos confirmar com a ONG o que é mais importante e retornaremos.
33. Como vou saber o grau de parentesco dos voluntários?
R. Os grupos não precisam saber o grau de parentesco dos voluntários, apenas considerar o csv que indica as duplas de voluntários que não podem estar alocados na mesma turma.
34. A informação se o aluno foi aprovado ou não vai ser um input também?
R. Consideramos por default que todo aluno é aprovado.
35. Se o voluntário quer continuar com a sua turma, mas não tem nível de inglês para isso, consideramos sem preferência?
R. O nível de inglês do voluntário é mais importante que a preferência.
36. Todo semestre uma turma nova no nível mais básico se inicia?
R. Não necessariamente, mas as informações de todas as turmas do próximo semestre estão nos dados de entrada dos cadastros das turmas.
Agradecemos a participação de todos os grupos e das perguntas enviadas ao longo da semana. Não se esqueçam das próximas datas e estamos a disposição para responder as próximas dúvidas.