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No contexto de supply chain, contar com o suporte da análise de dados é fundamental para otimizar processos e alcançar o sucesso. Mas ter dados sem um planejamento pode não ser suficiente. É importante que os gestores entendam qual o estágio atual da empresa e tenham um roadmap de analytics.

 

É um “mapa” no qual são desenhados o panorama da organização e o melhor caminho a seguir. Assim, é possível usar os dados de maneira mais eficaz: um planejamento factível é elaborado para atender às necessidades estratégicas das organizações.

 

Neste artigo, falamos um pouco mais a respeito do roadmap de analytics, seus benefícios e como empresas como a UniSoma se diferenciam de consultorias que muitas vezes apontam caminhos de difícil execução, seja por falta de apoio ou por inviabilidade orçamentária.

 

O que é um roadmap de analytics e como funciona?

Um roadmap de analytics é uma espécie de “mapa” que garante que a análise de dados seja integrada de forma eficaz à estratégia de negócios de uma organização. Seu objetivo é impulsionar a tomada de decisões para que uma empresa obtenha vantagens competitivas no mercado.

 

“Quando fazemos a entrega de um roadmap, temos um mapa mesmo. Mostramos o caminho que o cliente deve seguir, com priorizações de ações para que tenha um ganho mais imediato em alguns pontos, enquanto outros ainda precisam amadurecer mais um pouco”, explica Michel Duran, Diretor de Marketing e Inovação da UniSoma.

 

O mapa tem como prioridade garantir alinhamento estratégico. “O cliente tem seu Planejamento Estratégico, com a definição de onde quer chegar daqui a dois anos. O roadmap de analytics deve estar alinhado com a estratégia de negócio da empresa, até com prazo um pouco maior, de dois a três anos. Mais do que isso é difícil pela volatilidade da tecnologia, que pode mudar rapidamente”, complementa o executivo.

 

Quais são os principais benefícios do roadmap de analytics?

1)      Alinhamento estratégico

Um roadmap de analytics permite que as organizações alinhem a análise de dados com seus objetivos estratégicos de longo prazo. Isso garante uma contribuição mais efetiva para o atingimento das metas e prioridades estabelecidas pela direção. Com um alinhamento estratégico sólido, a empresa pode direcionar seus recursos para áreas que impulsionam o sucesso organizacional. Inclusive, passa a ter resultados mais rapidamente.

 

2)      Visão de longo prazo

Todo planejamento estratégico tem seus objetivos de curto, médio e longo prazo — sendo esses últimos, na maioria das vezes, os mais desafiadores. Ao estabelecer metas e marcos específicos ao longo do tempo, a empresa pode monitorar seu progresso e ajustar suas estratégias conforme necessário para alcançar seus objetivos de longo prazo. Isso tudo deve ser mapeado no roadmap de analytics.

 

3)      Clareza sobre a priorização de iniciativas

Ao mapear e categorizar projetos com base em sua importância estratégica e impacto potencial, as empresas podem tomar decisões embasadas sobre como alocar recursos e esforços. Isso evita a dispersão de recursos em projetos menos relevantes e permite direcionar energia aos pontos em que podem trazer maior retorno, inclusive em curto e médio prazo.

 

4)      Capacidade de alocar recursos com eficácia

Alocar pessoal, tecnologia e orçamento para os projetos prioritários das empresas se torna um processo mais simples e eficaz a partir do roadmap de analytics. O mapa ainda possibilita uma gestão mais inteligente dos recursos em longo prazo, disponibilizando-os conforme forem necessários.

 

5)      Comunicação e engajamento

Um roadmap de analytics também funciona como uma ferramenta poderosa de comunicação. Ao compartilhar o roadmap com a equipe, a empresa demonstra seu compromisso com a análise de dados e seu papel no impulsionamento da estratégia organizacional. Isso promove uma cultura de transparência, colaboração e responsabilidade.

 

Quais critérios considerar na hora de escolher uma empresa para desenvolver um roadmap de analytics?

O desenho do roadmap de analytics não envolve diretamente a implantação de um software, mas é sim um plano de ação para as empresas basearem sua atuação de forma estratégica. E para isso é importante ter como parceira uma empresa com conhecimento prático e consolidado sobre o desenvolvimento e implantações de soluções em analytics.

 

A UniSoma é uma empresa que tem essa expertise. Com quatro décadas de mercado, sabe fazer a relação entre a integração de soluções analíticas e o processo de tomada de decisão voltado à cadeia de suprimentos.

 

Com uma de suas frentes focadas exclusivamente em supply chain, a UniSoma desenvolve o roadmap de analytics para empresas dos mais variados segmentos, colocando à disposição dos clientes uma equipe reconhecida pelo mercado e uma abordagem integrada, que envolve desde a tomada de decisões estratégicas até o operacional.

 

Como a UniSoma desenvolve um roadmap de analytics

 

O desenvolvimento do roadmap de analytics da UniSoma tem cinco etapas:

 

  1. Entendimento do ambiente atual de decisões;
  2. Identificação de gaps e oportunidades;
  3. Mapa geral e detalhamento das iniciativas recomendadas;
  4. Priorização das iniciativas;
  5. Comunicação dos resultados.

 

O primeiro passo da UniSoma no desenvolvimento do roadmap de analytics são as entrevistas com os clientes. Cada um dos profissionais envolvidos nos processos de tomada de decisão dentro das organizações é sabatinado.

 

A partir daí, a UniSoma mapeia a forma em que o processo decisório ocorre: quem participa, qual a periodicidade, se existem falhas e onde elas estão, quais as principais dificuldades encontradas, entre outros pontos relevantes. “A maior parte do trabalho está aqui. Essa etapa leva cerca de um mês, e são feitas entrevistas com diferentes grupos para conseguirmos mapear o processo atual”, explica Duran.

 

Em paralelo às entrevistas, a UniSoma já faz a identificação de gaps e oportunidades. Tudo isso é estruturado em um mapa, o roadmap de analytics propriamente dito. Por fim, o resultado final é apresentado ao cliente.

 

“O ideal é que o processo como um todo ocorra em pouco tempo, entre 45 e 60 dias”, destaca o diretor da UniSoma. “O mapa pode vir a ser atualizado futuramente. Ele é flexível, não é rígido, até porque a tecnologia evolui muito. É sempre importante revisitar os pontos para que o mapa siga alinhado à estratégia de curto e médio prazo do cliente”, complementa.

 

A UniSoma se diferencia tanto pela agilidade com que desenvolve o roadmap de analytics quanto pela amplitude do seu leque de soluções e proximidade com o cliente. “Nós entregamos iniciativas factíveis, que já sabemos como fazer e como gerar benefícios reais”, finaliza o executivo.

 

Se a sua organização precisa saber em que ponto está na jornada de analytics, bem como ter um plano de ação visando um curto, médio e longo prazo, ela certamente se beneficiaria de um roadmap de analytics. Entre em contato com a UniSoma para saber mais a respeito!

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