Você consegue imaginar um ambiente corporativo sem computador ou internet? Parece impossível, certo? No entanto, até pouco tempo atrás, as pessoas precisavam contar com ferramentas analógicas para executar seu trabalho e cumprir suas metas. Foi apenas em meados da década de 1990 que testemunhamos o surgimento da internet comercial e, de lá pra cá, temos observado uma evolução vertiginosa das tecnologias e suas aplicações.
Atualmente, a tecnologia constitui um dos principais agentes transformadores das empresas. Seu uso e aplicação nas mais diversas áreas vem revolucionando as relações de trabalho, as profissões, a obtenção de informações e a tomada de decisões. Estar atento e se preparar para as mudanças é fundamental às empresas que desejam se manter ativas e competitivas no mercado.
Recente pesquisa da Thomsom Reuters, provedora líder mundial de informação e tecnologia, em parceria com universidade especializada em cursos voltados a negócios, a Live University, mapeou as principais expectativas de mais de 300 executivos brasileiros em relação ao uso e adoção de tecnologias.
Entre os temas citados estão:
- Internet das coisas (IoT): 31,3%
- Blockchain: 30,9%
- Data Science: 29,8%
- Inteligência artificial/machine learning: 29,2%
Aumento da eficiência do trabalho, melhora da governança e compliance, padronização de processos, redução do risco de fraudes e aumento da competitividade foram os principais motivos apontados pelos executivos para a adoção das inovações. E a sua empresa, está se preparando para as mudanças?
Separamos os 5 principais usos da tecnologia que serão tendência em 2019 para você se organizar e tirar o máximo proveito de cada um deles!
Tendência 1: Analytics
Você sabia que empresas se tornam mais inovadoras com o uso de Analytics? É o que revela um estudo global da Statistical Analysis System (SAS). Entre as empresas consultadas, 72% afirmam obter insights mais relevantes a partir dos dados; 66% afirmam que o analytics é usado para melhorar as operações-chave de negócios e 60% disseram ter se tornado mais inovadoras com a adoção de ferramentas analíticas em suas estratégias de negócios.
Tendência 2: IoT
Você sabia que a Internet das Coisas (IoT) será um tema fundamental para 81% das grandes empresas nos próximos 3 a 5 anos? Estes dados são de um estudo da Logicalis, empresa de serviços e soluções de TIC. O levantamento revela o aumento do interesse das corporações pelo tema em relação a edições anteriores, puxado principalmente pela maturidade da tecnologia. Ainda, 40% dos executivos de grandes empresas apontaram IoT como uma tecnologia de alta ou muito alta importância.
Tendência 3: Blockchain
Originalmente projetado para transações financeiras digitais, a tecnologia passou a somar uma ampla variedade de aplicações para melhorar a eficiência de processos, do supply chain, passando pela logística, até o setor público e educação. Essa tecnologia de banco de dados em blocos, descentralizados, protegidos criptograficamente e que não podem ser alterados pelos blocos subsequentes, entrega um resultado de maior autenticidade e transparência. Isso significa processos otimizados, maior agilidade às transações e mais segurança e controle das informações, sem a necessidade de intermediação de terceiros ou de um sistema centralizado.
Tendência 4: Inteligência Artificial/ Machine Learning
O mercado de inteligência artificial (IA) e Machine Learning deve atingir USD 8,81 bilhões até 2022. Ainda que possa haver sensacionalismo um pouco negativo em torno tema, o potencial da tecnologia é gigantesco. O uso de computadores programados para aprender e desempenhar papéis restrito a humanos, por meio de sofisticadas técnicas de estatística e computação, é uma tendência que está sendo aplicada em diferentes setores e negócios.
Entre as aplicações de Machine Learning nos negócios, estão:
- Precificação Dinâmica;
- Previsão de Demanda;
- Detecção de Fraudes;
- Manutenção Preditiva;
- Segmentação de Clientes;
- Motores de Recomendação;
- Risco de Crédito;
- Classificação de Imagens;
- Processamento de Texto.
Em todas elas, o método de análise de dados apresenta resultados superiores quando comparado a técnicas tradicionais para solução dos problemas.
Tendência 5: Data Science
Você sabia que existe uma ciência capaz de conectar o mundo acadêmico e o mundo de negócios a partir de estatística, matemática, programação, ciência da computação e resolução de problemas? O Data Science, ou Ciência de Dados, é um termo abrangente para as técnicas utilizadas na mineração de dados e obtenção de insights através de informações. Entre as vantagens para os negócios, está a mitigação do risco e fraude, ao identificar dados incomuns que se destaquem de alguma forma. A entrega de produtos relevantes, com a identificação de quando e onde produtos vendem melhor. E a viabilização de experiências personalizadas ao cliente, por meio da compreensão do público-alvo em um nível muito granular.
Embora os benefícios de adotar a tecnologia nos negócios sejam amplamente conhecidos, ainda há uma grande proporção de empresas atrasadas neste sentido. No levantamento da Thomsom Reuters, 80% dos entrevistados acreditam que será impossível se manter competitivo nos próximos três anos sem a adoção das tendências tecnológicas. Contudo, apenas 42% pretendem aumentar os investimentos em tecnologia e 34% planejam apenas manter o montante atual. Já 22% não planejam aumentar seus investimentos no curto prazo.
De que forma você está abordando os desafios de usos da tecnologia na sua empresa? A UniSoma possui o know-how para te ajudar neste e em outros desafios. Entre em contato hoje mesmo com nossos especialistas e conheça como podemos agregar resultados a seus negócios!