O mundo vem passando por mudanças cada vez mais rápidas, o que exige das organizações novas formas de atuar para suprir as necessidades do mercado.
Nos dias de hoje, é comum que os consumidores deem como certo que os produtos desejados estarão disponíveis para compra no ponto de venda a todo momento. O fato é que as crenças e necessidades do consumidor mudaram e a expectativa é por disponibilidade imediata. E isso também vem sendo aplicado no B2B, traduzido em exigências cada vez maiores de altos níveis de atendimento.
A tecnologia, que usa a inteligência artificial (IA) para “prever” cenários futuros, ajuda as empresas de diversos segmentos a se prepararem melhor para atender às demandas do mercado.
Neste artigo, explicamos o que é previsão de demanda e como ela funciona na prática, especialmente na cadeia de suprimentos. Acompanhe!
Índice
- O que é previsão de demanda?
- Qual a importância da previsão de demanda?
- Como a previsão de demanda pode ajudar sua empresa?
- Como realizar a previsão de demanda?
- Quais os benefícios de fazer previsão de demanda com a UniSoma?
O que é previsão de demanda?
A previsão de demanda pode ser definida como o processo de entendimento e quantificação das necessidades do mercado. Basicamente isso é feito olhando-se para o histórico de vendas e eventos mercadológicos e baseando-se na premissa de repetição de padrões. As empresas podem estimar necessidades futuras, antecipando a demanda por produtos ou serviços.
Qual a importância da previsão de demanda?
Sem uma previsão de demanda adequada, as empresas correm o risco de produzir mais do que o mercado é capaz de consumir. Esse estoque excedente acaba gerando custos desnecessários e impactando a lucratividade do negócio.
Mas, o contrário também pode ocorrer: as empresas produzirem menos do que poderiam e, assim, perderem oportunidades de aumentar as vendas, justamente pela incapacidade de antecipar necessidades, preferências e intenções de compra dos clientes.
Com a pandemia, as mudanças no ambiente de negócios se tornaram ainda mais aceleradas. Os comportamentos e as expectativas dos consumidores evoluem rapidamente e, à medida que mais e mais empresas adotam práticas otimizadas em relação às suas cadeias de suprimentos, a concorrência fica mais acirrada — e feroz!
Neste cenário cada vez mais complexo e volátil, ter uma boa previsão de demanda é ainda mais importante para a cadeia de suprimentos, porque ajuda a embasar os principais processos operacionais subsequentes. Entre eles:
Além disso, é fundamental para os desafios dos períodos sazonais, contribuindo desde a gestão de estoque até a contratação de pessoal e investimento em marketing.
Como a previsão de demanda pode ajudar sua empresa?
Empresas de diferentes perfis podem se beneficiar da previsão de demanda. Veja alguns exemplos:
Indústrias
Empresas com perfil de manufatura têm vantagens em diferentes aspectos:
Varejistas e distribuidores
O varejo e a distribuição também podem se beneficiar da previsão de demanda. Veja alguns benefícios:
Como realizar a previsão de demanda?
Uma boa previsão de demanda combina previsões qualitativas e quantitativas com base na coleta de insights de diferentes fontes de dados ao longo da cadeia de suprimentos. Há também diferentes métodos para colocá-la em prática. Vamos explicar melhor!
Abordagem qualitativa
Os dados qualitativos vêm de fontes externas e internas. As fontes externas mais comumente utilizadas são notícias, tendências culturais, redes sociais, pesquisas de mercado e análise dos concorrentes. Os dados de origem interna geralmente são provenientes de feedbacks e preferências dos clientes.
Abordagem quantitativa
Os dados quantitativos quase sempre são coletados internamente a partir de números de vendas, períodos de pico de compras e outras análises relevantes da organização. Hoje é possível realizar análises avançadas com suporte da inteligência artificial (IA) e machine learning — tecnologias capazes de processar extensos conjuntos de dados complexos.
Métodos para previsão de demanda
A escolha dos métodos depende muito do perfil do cliente e do mercado em que está inserido. Confira agora alguns dos principais métodos de previsão de demanda:
Quais os benefícios de fazer previsão de demanda com a UniSoma?
Com mais de 35 anos de experiência no mercado e um DNA inovador, a UniSoma desenvolve projetos de previsão de demanda e inteligência artificial para clientes de diversos segmentos.
Entre os benefícios da tecnologia destacam-se a redução de estoques, maior governança das informações, melhores níveis de serviço, redução do erro de previsão e da ruptura de atendimento, mais agilidade no processo e melhor previsão do sell out.
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