Skip to main content

Coamo buscava uma solução de otimização do planejamento da cadeia de suprimentos industrial que permitisse internalizar um processo mais eficaz, que fosse integrado entre as diferentes áreas, confiável e que garantisse à empresa as melhores decisões de planejamento.

A UniSoma desenvolveu uma ferramenta sob medida completamente aderente à realidade da Cooperativa, tornando-se essencial para o negócio e alavancando resultados expressivos tanto em produtividade quanto em nível de atendimento.

 

O contexto da COAMO

 

A Coamo é a maior cooperativa agrícola da América Latina e a 42ª maior empresa do Brasil. Com receita global de R$ 11,07 bilhões, recebe por ano cerca de 6 milhões de toneladas de alimentos de seus mais de 28 mil cooperados. Hoje, além do recebimento e estocagem de grãos, a Coamo conta com um parque de indústrias de esmagamento de soja, fábrica de margarinas e gorduras vegetais, indústria de óleo de soja refinado, fiações de algodão, moinho de trigo e torrefação/moagem de café. Com linhas de produtos para consumo residencial e industrial, está consolidada como um dos mais importantes players na indústria de alimentos.

Em seus 47 anos de existência – fundada em 28 de novembro de 1970-, a cooperativa busca a inovação constante e persegue a eficiência operacional para oferecer sempre um melhor resultado aos seus cooperados. Dessa forma, é uma empresa que se orgulha de nunca ter passado por uma situação crítica de crise e que conseguiu se adaptar e crescer inclusive nos momentos mais difíceis da economia brasileira.

Com o aumento de sua capacidade produtiva e a necessidade de aumentar sua competitividade, a Coamo precisava implantar uma gestão efetiva do planejamento da cadeia de suprimentos.

 

 

O Desafio

 

Para suportar o crescimento exponencial dos negócios industriais, a equipe de Planejamento e Controle da Produção (PCP) precisava evoluir a abordagem de planejamento de forma a reduzir desabastecimentos de matérias-primas, minimizar perdas na produção e elevar o nível de atendimento aos clientes.

O cenário era desafiador, uma vez que o planejamento não era integrado e cada área era responsável por realizar o seu próprio plano. Além disso, como os planos eram realizados em planilhas de Excel, havia um enorme risco de erro humano e grande parte do tempo era consumido na atividade operacional de levantamento de dados. Por fim, a capacidade de simulação de cenários era limitada e havia a dificuldade de replanejamento diante dos imprevistos do dia a dia.

A equipe que arduamente desenvolvia os planos de produção sentia que não estava perseguindo a “decisão ótima” de planejamento e que, portanto, não estavam garantindo o melhor resultado para a Organização.

Com este diagnóstico definido, a Coamo sabia que era necessário automatizar e otimizar o planejamento da cadeia de suprimentos.

 

A Solução

 

Após buscar soluções no mercado e avaliar diferentes fornecedores, a Coamo encontrou na UniSoma a capacidade que precisava para desenvolver uma ferramenta de planejamento completamente aderente às suas necessidades. Sua decisão pela UniSoma baseou-se no know-how apresentado, na confiança transmitida em visitas a outros clientes e no potencial de escala da Ferramenta para uso em outras áreas da Cooperativa.

A UniSoma desenvolveu uma aplicação analítica de planejamento otimizado, com modelos matemáticos específicos para os cenários da Coamo, baseada na plataforma IBM ILOG DOC. A solução abrange as decisões de atendimento e demanda, produção e suprimentos para todas as plantas industriais, consolidando uma visão única e confiável do planejamento da cadeia de suprimentos.

Destaca-se nesse projeto uma total sinergia de comunicação entre o ERP Coamo e a aplicação DOC que alcançou uma qualidade de integração de excelência, fortalecendo assim a confiabilidade dos planos extraídos do ferramental, trabalho este realizado com maestria pelas equipes de TI Coamo e profissionais de desenvolvimento da Unisoma.

Com uma abordagem investigativa, a equipe de especialistas da UniSoma se juntou aos decisores da Coamo para entender todo o processo industrial, sendo assim possível incluir na modelagem matemática todos os objetivos estratégicos, os condicionantes e as variáveis do negócio. Olhando para esses fatores de forma simultânea, a Ferramenta desenvolvida recomenda os planos ótimos da cadeia de suprimentos, ou seja, os planos que entregam os melhores resultados possíveis para a Coamo.

 

Entre as principais características da Ferramenta estão:

  • Geração automática do planejamento industrial otimizado;
  • Facilmente parametrizável;
  • Interface para comparação de cenários;
  • Quantificação dos impactos gerados por mudanças nas premissas e parâmetros dos planos;
  • Identificação e precificação de gargalos;
  • Identificação das causas para o não atendimento da demanda (gargalo produtivo, falta de matérias-prima/insumos, etc);
  • Geração de planejamento tático-operacional, com suporte potencial ao S&OP e ao sequenciamento detalhado das atividades de curto prazo.

 

Os resultados

 

Com uma aderência completa às necessidades da Coamo e com uma interface criada na linguagem dos seus planejadores, a Ferramenta desenvolvida pela UniSoma está sendo amplamente utilizada pela área de PCP desde sua entrega e tornou-se essencial para a tomada de decisões na organização.

Hoje, os planejadores da Coamo dedicam seu tempo para atividades estratégicas, analisando as recomendações geradas pela Ferramenta e os possíveis cenários para maximizar o retorno para a cooperativa. Se antes gastavam dias para gerar planos não integrados, agora em poucos minutos é possível ter uma visão completa e otimizada do planejamento da cadeia de suprimentos. A Ferramenta não só proporcionou a mudança do papel do planejador, como também garantiu maior confiabilidade dos dados e maior capacidade de antecipação e reação às perturbações no processo.

Além disso, com o desenvolvimento deste projeto, a Coamo foi capaz de formalizar o seu processo de planejamento industrial, garantindo maior governança com um sistema robusto e perene, evitando depender do conhecimento específico de seus analistas.

Conferindo enormes ganhos qualitativos para a cooperativa, o emprego da nova Solução de Otimização do Planejamento da Cadeia de Suprimentos trouxe ganhos quantitativos expressivos. Entre eles, a eliminação da jornada industrial aos domingos para complemento de produção atrasada, sem reduzir o volume de produção global, entregando um ganho de 17% na produtividade ótima. A Coamo também alcançou uma redução de 25% na ruptura de atendimento do mix, podendo cumprir o seu objetivo estratégico de reduzir perdas e aumentar o nível de atendimento aos clientes.

 

“A UniSoma é uma empresa verdadeiramente parceira e que nos apoiou sempre. Seus funcionários tem um perfil muito específico, de querer nos ajudar, de perseguir o resultado com o projeto. Essa ferramenta é essencial para a Cooperativa e está nos ajudando a alcançar um novo patamar de excelência em planejamento”

José Aroldo Galassini, Presidente da Coamo

Assista ao vídeo: Inteligência Artificial no Agronegócio:

Conheça nossas soluções para Agricultura Pecuária e Secroalcooleira!

Deixe seu comentário