O segmento educacional é um dos mais complexos que existem, devido à sua própria natureza. Os gestores deste setor normalmente têm que lidar com decisões que costumam consumir muito tempo de análise de dados, como evasão, precificação, planejamento acadêmico, entre outras.
Em especial, o planejamento acadêmico é uma das atividades mais importantes e morosas das grandes instituições de ensino. A necessidade de garantir um espaço físico adequado para a realização das atividades acadêmicas, bem como de ofertar disciplinas em quantidade e diversidade de horários e ainda contar com um corpo docente numeroso e qualificado faz com que esse planejamento seja uma tarefa muito árdua.
Felizmente, a tecnologia vem ajudando a modificar esse cenário. A inteligência artificial aplicada no planejamento acadêmico é uma das grandes revoluções do setor educacional nos últimos anos. Ela facilita uma série de processos que eram realizados manualmente e demandavam grande esforço das equipes. Além disso, também traz mais eficiência, agilidade e flexibilidade aos estudantes.
Neste artigo, vamos trazer mais informações sobre como a IA pode contribuir com o planejamento acadêmico e de que forma a UniSoma vem ajudando instituições de ensino a atingir bons resultados!
4 aplicações da inteligência artificial no planejamento acadêmico
1. Sequenciamento e oferta de disciplinas
O sequenciamento e a oferta de disciplinas sempre foram grandes desafios para instituições de ensino de ensino superior e estudantes. Mas a IA pode endereçar essa dor de forma automatizada, encontrando soluções e ofertando-as com mais agilidade.
Por exemplo, alunos que precisam cursar uma determinada disciplina não podem ter outra aula obrigatória no mesmo horário. Fazer o planejamento para evitar essas colisões é uma das formas de como IA e educação se completam.
Além disso, há questões mais complexas a serem resolvidas, como alunos reprovados em uma disciplina e que precisam cursá-la novamente ao mesmo tempo em que seguem adiante com o restante da faculdade. O mesmo pode ser dito a respeito de estudantes transferidos de outra instituição, que eventualmente precisam cursar disciplinas de diferentes semestres em um mesmo período.
São diversos os fatores a serem considerados:
– disciplinas com requisito e co-requisito;
– obrigatoriedade de estágio;
– maturidade acadêmica;
– tempo de integração;
– dispensa de disciplina;
– tempo de formatura, etc.
Garantir uma grade aderente à realidade de cada aluno é desafiador — e a IA vem para ajudar nessa alocação.
2. Otimização no uso de recursos físicos
Assim como é necessário garantir acesso dos estudantes às disciplinas que precisam sem cursadas em horários adequados, também é preciso otimizar os recursos físicos das instituições de ensino.
Salas de aula, laboratórios, bibliotecas e outros ambientes precisam ser ocupados com racionalidade.
A inteligência artificial contribui no sentido de analisar cenários e possibilitar que seus recursos físicos sejam utilizados de forma equilibrada, sem uma ocupação muito alta em determinados horários, tampouco ociosidade em outros períodos.
3. Enturmação e ensalamento
A IA também pode ajudar a garantir que os alunos sejam colocados dentro do sistema considerando seu histórico, disciplinas já realizadas e quais ainda precisam cursar. Isso facilita a definição de turmas e salas de aula.
Assim, as instituições conseguem encaixar os cursos e salas de forma eficiente, com base na sua demanda real (que pode variar a cada semestre) para que o custo seja o mais otimizado possível.
4. Alocação docente
Além da distribuição de estudantes em cada curso, disciplina e sala de aula, também é necessário garantir um bom planejamento para o corpo docente. A alocação dos professores que atenderão às demandas dos alunos é mais uma missão na qual a inteligência artificial pode contribuir com as instituições de educação.
Mas, neste ponto, vale a pena salientar que há outras questões além das logísticas (ou seja, de ter um docente disponível para determinada turma naquele horário e naquela sala). Quando há planejamento, atenção e previsibilidade na escala dos professores, as instituições de saúde ganham com fidelização dos seus melhores profissionais.
UniSoma: expertise em soluções de IA para o planejamento acadêmico
A UniSoma é especialista no desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial, com diversas soluções aplicadas no planejamento acadêmico das maiores instituições de ensino superior do Brasil.
Como a Kroton vem utilizando a IA na educação?
A Kroton Educacional é uma instituição que atua no ensino superior e integra a Cogna, o maior grupo do setor educacional no Brasil. Com mais de 300 mil alunos presenciais em 170 unidades, a Kroton tem um cenário complexo na gestão de horários dos estudantes e alocação de professores.
A utilização de soluções inteligentes da UniSoma vem trazendo ótimos frutos ao agrupar disciplinas e organizar a carga horária docente, garantindo eficiência e bons resultados financeiros.
Um dos episódios do DeepTalks (o podcast da UniSoma sobre IA) de maior sucesso é justamente aquele no qual entrevistamos a Karina Achcar, então Gerente de Planejamento Acadêmico da Cogna. No link abaixo você tem o episódio completo e mais detalhes das soluções utilizadas pelo grupo.
De que forma a Yduqs vem usando a inteligência artificial no planejamento acadêmico
O grupo Yduqs, que também está entre os maiores do Brasil, tinha um desafio e tanto: desenvolver um planejamento acadêmico para os cerca de 300 mil estudantes e docentes em aproximadamente 90 unidades em todo o País. Com apoio da IA e da UniSoma, a instituição vem conseguindo fazer essa gestão de forma mais eficiente.
A personalização e fidelização de docentes é um dos pontos mais relevantes para a Yduqs — e também deve ser considerada por todas as instituições de ensino, seja qual for o porte. Afinal, é fundamental garantir que os professores estejam alinhados à organização e assegurar a qualidade acadêmica.
O desenvolvimento do planejamento acadêmico também sempre foi algo que tomava muito tempo da equipe. Antigamente, era necessário que coordenadores dedicassem muita energia na organização das disciplinas e disponibilidade de aulas para os estudantes, com ofertas analisadas manualmente em planilhas.
Além de ser uma atividade que tomava muito tempo, acabava gerando gaps por não conseguir atender as demandas dos alunos. Com a solução da UniSoma, o cenário mudou. O modelo matemático baseado em IA proposto pela empresa poupa o tempo do time da Yduqs, que pode se dedicar a tarefas menos manuais e mais estratégicas. Isso facilita a disponibilização das disciplinas e a alocação dos alunos.
Esses são apenas alguns exemplos do poder da IA no segmento educacional e como ela contribui para uma gestão mais qualificada das atividades — sejam acadêmicas, administrativas ou operacionais.
A UniSoma tem experiência no assunto e pode ajudar instituições de educação de todos os portes a desenvolverem suas atividades de forma mais eficiente, organizada e inteligente.
Entre em contato com a gente para saber mais sobre IA na educação e o trabalho da UniSoma!