Esta é a década da cultura de dados. Você está preparado?

Por mais indícios que haja sobre os avanços que devem ocorrer nos próximos anos, é difícil ser categórico sobre quais tendências tecnológicas vão, de fato, se tornar realidade no futuro. No entanto, uma previsão é mais do que certa: para o bem ou para o mal, os dados seguirão soberanos ao longo da próxima década, mantendo o posto de um dos elementos com maior potencial de geração de valor para os diferentes setores da economia. Cada vez mais produtos e serviços serão baseados ou terão um componente de dados, demandando soluções analíticas para extraírem valor e direcionarem estratégias de negócios.

Se sua empresa já está estruturando uma cultura de dados, é essencial que continue evoluindo nesse caminho. Por outro lado, se o uso de dados ainda é incipiente, o momento de agir é agora. Quanto antes você se preparar, reconhecer os sinais da mudança e adotar uma gestão orientada por dados, maiores serão suas chances de sucesso. Vamos lá?

Índice:

Avanço dos dados

Quando o assunto é dados, segundo a International Data Corporation (IDC), a previsão é que a quantidade de dados criados em 2020 cresça 44 vezes, atingindo 35 zettabytes (ou 35 trilhões de gigabytes).

É um ciclo virtuoso, no qual quanto mais dados disponíveis, mais dados são gerados, quebrando paradigmas, impulsionando em inovações, gerando lucros e criando novos desafios. Isso se deve ao aumento da velocidade de processamento e ao desenvolvimento contínuo de ferramentas e sensores para criar, captar, compartilhar e consumir dados. Expectativas sobre a democratização de redes 5G e internet por satélite impulsionam ainda mais este fato.

Cabe às empresas aprimorar a forma como preparam, gerenciam e analisam este volume gigante coletado, visando alimentar seus algoritmos, validar modelos de advanced analytics e extrair insights valiosos para tomadas de decisão assertivas aos negócios.

 

Agilidade e inteligência para lidar com os dados

Ainda que seu negócio não consiga acompanhar a alta velocidade de avanço dos dados, é preciso ter agilidade na condução dos processos e nos desenvolvimentos. Contar com auxílio de tecnologias é essencial, pois são elas que permitem que uma tomada de decisões inteligentes, com base em análises avançadas sistemáticas que nenhum ser humano, por mais capacitado que seja, seria capaz de executar com a mesma rapidez e objetividade.

Na era digital, diante de um mundo altamente conectado, dados internos de produção são combinados a informações externas, de mercado e clientes, em tempo real, e as variáveis são inúmeras. Qual a melhor combinação entre elas para tomar uma decisão de negócios? É aí que a ciência de dados entra em cena e faz toda a diferença, ao identificar padrões e correlações entre os dados, por meio de técnicas computacionais e estatísticas avançadas capazes de gerar insights para as diferentes áreas da empresa.

 

Como implementar uma cultura de dados

Implementar uma cultura de dados e tirar proveito de todo o potencial gerado pelo analytics é um processo organizacional que demanda preparo, inteligência e acompanhamento. E, a menos que a empresa seja uma nativa digital, é preciso que haja sensibilização e alinhamento entre pessoas e tecnologias de todos os níveis hierárquicos e departamentos. Isso porque, a tecnologia, sozinha, não é capaz de fazer milagres.

Uma cultura orientada por dados vai além de ferramentas de última geração, demanda a implementação de uma dinâmica de trabalho baseada na colaboração e experimentação. Nela, as pessoas precisam aprender e serem incentivadas a fazerem perguntas para as quais talvez não tenham respostas. Além disso, as decisões corporativas precisam estar embasadas por análises geradas por ferramentas de modelagem alimentadas por dados.

E, fundamentalmente, precisa ter foco centrado no cliente, buscando promover experiências diferenciadas e fomentar soluções que façam sentido a ele. Simplicidade e personalização são palavras-chave nesse contexto.

 

Vantagens de uma empresa orientada por dados

Por melhor que sejam o instinto e a experiência das pessoas em uma empresa onde a cultura de dados ainda não está enraizada, em longo prazo os resultados tendem a ser insatisfatórios, principalmente em relação aos concorrentes diretos. Empresas com uma cultura de dados sólida tomam decisões mais confiáveis, rápidas e baseadas em evidências. Além disso, conseguem:

  • Obter feedback em tempo real;
  • Otimizar campanhas com base em análises preditivas;
  • Responder rapidamente a riscos e fraudes;
  • Personalizar produtos e serviços com mais precisão.
  • O feedback, por exemplo, acontece praticamente em tempo real, permitindo conhecer o que está dando certo e o que não está, atendendo aos anseios dos clientes com novos produtos, ofertas e serviços. A agilidade na tomada de decisões é outro diferencial, permitindo que os gestores ajam rapidamente sobre insights gerados, com mais confiança nas decisões. Outra vantagem é a responsividade.

    Dados permitem identificar tendências e padrões por meio de análises preditivas que resultam em abordagens proativas dos negócios. Como consequência, campanhas tornam-se mais otimizadas, contribuindo com a fidelização de clientes; fraudes e vulnerabilidades podem ser detectadas e corrigidas rapidamente; e os riscos são reduzidos de maneira significativa.

    Dê o próximo passo na sua jornada data-driven

    Enquanto os desenvolvimentos tecnológicos mais importantes da década passada foram a Inteligência Artificial e o Machine Learning, abrindo caminhos para novas formas de fazer negócios, a tendência para os próximos anos é seguir aprimorando estas tecnologias, com o auxílio de dados cada vez mais qualificados.

    Sair de uma vez por todas do analógico e burocrático, e migrar para uma cultura de dados ágil é capaz de revolucionar o seu negócio e a UniSoma é a parceira ideal para te auxiliar nesta jornada. Entre em contato e entenda como podemos te ajudar a desenvolver soluções de suporte à decisão que agreguem valor ao seu negócio.