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Desafio UniSoma

Feedback Grupos

Por outubro 24, 2018março 25th, 2022No Comments

O intuito deste post é fazer uma análise crítica a respeito da participação dos grupos e colocar algumas provocações para que os alunos reflitam sobre o seu desempenho durante o Desafio. Esse feedback é geral, então alguns pontos podem ou não fazer sentido para determinados grupos.

Trabalho em Equipe

O Desafio UniSoma exigiu diferentes tipos de habilidades dos participantes, por exemplo, entender o problema e modelar matematicamente, desenvolver a interface do usuário, habilidades em relação à documentação e relatórios, dentre outras competências. O Desafio envolve o trabalho em equipe, uma vez que as demandas são grandes ao longo dos 45 dias de desenvolvimento, então a divisão do trabalho se faz necessária. Sendo assim, montar grupos com diferentes skills parece ser o melhor caminho.

E como manter a motivação da equipe? Afinal, é um mês e meio de desenvolvimentos e entregas. O apoio mútuo entre os participantes é essencial. Além disso, deixar claro que tudo é importante nesse trabalho: telas, explicação para o cliente, modelagem, usabilidade, documentação, etc. O alinhamento das expectativas e prazos entre os membros da equipe também é relevante, o grupo precisa estar em sintonia em relação a apresentação e comunicação entre eles. Além disso, todos precisam se organizar para as entregas parciais e criar um plano de ação para cada parte do Desafio

Entendimento do Problema/Desafio

No início do Desafio houve bastante interação das equipes com a UniSoma, mas depois não houveram tantas perguntas. Nosso questionamento é: os grupos tinham total entendimento do problema ou não?

Um exemplo desse “entendimento” ocorreu em relação às preferências dos voluntários, isto é, pouco se questionou sobre qual preferência era melhor, ou o que deveria ser feito caso houvesse conflito entre as elas.

Outro exemplo está relacionado com o documento do Modelo Conceitual e documento de Requisitos. Percebemos que não ocorreram grandes questionamentos dos grupos, mesmo sem saber exatamente do que se tratava tais documentos. Foi intencional não deixar explícito o propósito e estrutura desses documentos, pois queríamos avaliar a atitude dos participantes, verificando o nível de interação, seja perguntando, questionando ou mesmo pesquisando sobre o assunto.

Outro ponto levantado, é a adequação às regras colocadas. Um exemplo foi o uso do Excel, que não é software livre. Os participantes deveriam se atentar a isto e caso tivessem dúvidas, poderiam ter nos questionado.

Cabe ressaltar que para a resolução do problema não era necessário que os integrantes dos grupos tivessem conhecimento de matérias relacionada a área de Otimização e Pesquisa Operacional. Através de diferentes abordagens, é possível resolver o problema. Tivemos grupos que mesmo sem conhecer essas disciplinas, foram atrás, estudaram e conseguiram avançar até a final.

Perfil Consultivo

Desde o início nos colocamos disponíveis para quaisquer interações. Sentimos falta de um maior contato dos participantes, trazendo questionamentos tanto sobre o problema e desenvolvimento do Desafio, quanto questões sobre o dia-a-dia na UniSoma, seja dos projetos ou das atividades do colaborador. O perfil do nosso profissional é de questionar e não somente resolver o problema proposto.

Grupos na Final

A final é o grande momento para se “vender o peixe”. O objetivo é ganhar o cliente, que neste caso são os componentes da banca. Portanto dar visibilidade de como o problema foi tratado matematicamente, iria atender a quem está avaliando tecnicamente a modelagem. Mostrar a execução do sistema, exibindo as telas e integração dos arquivos, atenderia a curiosidade dos usuários e por fim, fazer análise dos dados de entrada e saída, atenderia a avaliação dos consultores.

Sentimos que houve uma falta de planejamento da apresentação final, pois nenhum grupo atendeu todos os itens acima de uma maneira clara e estruturada. Vários trouxeram coisas bem interessantes, porém percebia-se uma falta de roteiro e organização da apresentação. Isso, de certa forma, faz com que o cliente (componentes da banca) não perceba todo o potencial do que está sendo entregue a ele.

Provocações

Seguem abaixo perguntas para uma autoavaliação:

  • Realmente ocorreu um planejamento para o desenvolvimento e para as entregas?
  • Houve preparação para a apresentação final? Ela foi clara e assertiva, atendendo as necessidades do cliente (banca)?
  • Como foi a comunicação entre os membros do grupo?
  • A equipe possuía as competências necessárias para o trabalho proposto?
  • Houve validação do entendimento feito pelo grupo com o que era esperado pelo cliente?
  • Os questionamentos feitos com a UniSoma/cliente foram suficientes?
  • O problema foi encarado como se já existisse uma solução pronta ou de forma a ser construído com cliente?
  • Foi buscado diferentes maneiras para resolver o problema?

Esperamos que tenham gostado do Desafio 2018. Aguardamos vocês em 2019!

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