Você já reparou como alguns produtos continuam vendendo bem mesmo quando os preços aumentam? Foi o que aconteceu recentemente com o café: apesar de alterações climáticas terem impactado a produção, elevando os preços do produto em 2024 e 2025, o consumo não caiu — pelo contrário, até cresceu em relação ao ano anterior. Em termos econômicos, esse comportamento pode ser explicado pelo conceito de elasticidade de preços.
Esse princípio da economia ajuda a entender como a demanda por produtos e serviços reage a variações de preço. No caso do café, trata-se de um produto inelástico. Ou seja, sua demanda é pouco sensível às mudanças no valor cobrado, mesmo em cenários de alta — ainda que o consumidor possa optar por marcas mais acessíveis.
Mas nem todo produto se comporta assim. Para quem atua no mercado, saber identificar quando e como a elasticidade de preços influencia as vendas é fundamental.
Neste artigo, contamos com a contribuição de Michel Duran, Diretor de Marketing e Inovação da UniSoma, e Gustavo Ignácio, Gerente Executivo da UniSoma, para explorar os principais pontos sobre elasticidade de preços: o que é, como funciona, por que é importante e quais os cuidados ao utilizá-la na prática.
Dica: o conceito não deve ser analisado de forma isolada – sazonalidades, crises econômicas e movimentos da concorrência sempre precisam ser considerados. E, para ajudar a compreender esse cenário, a Inteligência Artificial (IA) tem demonstrado ser uma aliada de empresas em diferentes segmentos.
Índice:
- 1) O que é elasticidade de preços?
- 2) O que são produtos elásticos e inelásticos?
- 3) Elasticidade das marcas: por que ela também importa?
- 4) Por que entender a elasticidade de preços é importante?
- 5) De que forma a IA ajuda a lidar com a elasticidade de preços?
O que é elasticidade de preços?
Na definição do jornal The Economic Times, “a elasticidade de preços mede o quanto a quantidade de um produto ou serviço demandado varia conforme seu preço”. Esse é um conceito importante quando falamos em economia.
Afinal, a elasticidade de preços é uma teoria que mostra como os consumidores respondem a variações dos valores cobrados por produtos ou serviços – algo que afeta diretamente estratégias de negócios, projeções de vendas e dinâmicas de mercado.
Como calcular a elasticidade de preços?
A elasticidade de preços é calculada dividindo a variação percentual na quantidade demandada pela variação percentual no preço, conforme mostra a fórmula abaixo:

Para entender melhor o conceito de elasticidade de preços, é fundamental entender o que caracterizam produtos elásticos e inelásticos.
O que são produtos elásticos e inelásticos?
Produtos elásticos
Os produtos chamados de elásticos são aqueles cuja demanda varia significativamente quando há alterações nos preços. Ou seja, são mais sensíveis a mudanças de valor.
Quando os preços desses itens sobem, a procura por parte dos consumidores costuma cair — justamente porque, em geral, não são considerados essenciais. Por outro lado, uma redução nos preços tende a aumentar a demanda, já que os consumidores aproveitam a oportunidade para adquiri-los a um custo mais acessível.
Veja alguns exemplos de produtos e serviços elásticos:
Produtos inelásticos
Os produtos inelásticos são aqueles cuja demanda se mantém relativamente estável, mesmo diante de variações nos preços. Isso acontece porque, em geral, são itens essenciais no dia a dia das pessoas, que continuam sendo consumidos mesmo com aumento nos custos — desde que dentro de um limite razoável, naturalmente.
Em outras palavras, são produtos menos sensíveis ao preço, já que dificilmente podem ser substituídos ou deixados de lado.
Confira alguns exemplos de produtos inelásticos:
Até aqui, falamos sobre a elasticidade considerando a natureza dos produtos em si. No entanto, é importante dar um passo além e analisar esse comportamento também sob a perspectiva das marcas que comercializam esses itens.
Elasticidade das marcas: por que ela também importa?
Mesmo que determinados produtos — como arroz, feijão e café — sejam inelásticos, as marcas que os comercializam nem sempre compartilham dessa característica.
Ou seja, ainda que uma alteração de preço que impacte o mercado de forma generalizada não represente queda de vendas em alguns segmentos, marcas individuais podem, sim, ser impactadas. Isso ocorre porque o consumidor continua comprando o produto, mas opta por marcas de menor custo.
E isso vale também para outros segmentos, inclusive para a área da educação: as pessoas não vão deixar de estudar, mas elas podem optar por instituições mais acessíveis.
Mas, ainda que as marcas sejam elásticas, é importante levar em conta que há empresas com maior capacidade de enfrentar essas variações. Marcas consolidadas, com forte presença no mercado, podem apresentar uma inelasticidade maior em determinados contextos — como é o caso da Coca-Cola, que costuma manter sua demanda estável mesmo com oscilações de preço.
Por que entender a elasticidade de preços é importante?
Compreender como os consumidores reagem diante de variações nos preços de produtos e serviços é essencial para a definição de estratégias de negócios. E é exatamente isso que a elasticidade de preços permite analisar.
Ao entender esse comportamento, as empresas podem tomar decisões mais embasadas sobre precificação, promoções, posicionamento de marca e até lançamentos de novos produtos.
Se bem analisada, a elasticidade de preços pode trazer insights que impactam diretamente os resultados do negócio. A seguir, destacamos alguns pontos que merecem atenção.
Demanda cruzada
É importante observar os efeitos da elasticidade-preço cruzada em produtos com relação de complementaridade ou substituição. Por exemplo, se o preço do café aumenta, a demanda por leite — um produto frequentemente consumido junto — pode diminuir, já que menos pessoas farão a combinação dos dois produtos. Nesse caso, café e leite são bens complementares com elasticidade cruzada negativa.
Por outro lado, se o preço da manteiga sobe, os consumidores podem optar por comprar margarina em seu lugar. Isso mostra uma relação de substituição, caracterizada por elasticidade cruzada positiva entre os dois produtos.
Outras variáveis
Há uma série de fatores e variáveis que devem ser levados em conta na hora de pensar no impacto da elasticidade de preços no seu negócio. Caso a elasticidade seja vista de forma isolada como único fator que influencia alterações de demanda, há grandes chances de se errar na avaliação.
Confira alguns dos principais pontos – com exemplos!
Vale lembrar que os dados históricos de vendas e preços são grandes aliados na hora de estimar e entender a elasticidade de preços. Analisar o comportamento passado do consumidor diante de variações permite identificar padrões, testar hipóteses e reduzir a incerteza nas decisões.
De que forma a IA ajuda a lidar com a elasticidade de preços?
Aprender a lidar, entender e estimar a elasticidade de preços é um passo importante para o sucesso financeiro de qualquer negócio. Mas, como acelerar esse aprendizado e embasar decisões com segurança?
A UniSoma é a parceira certa das empresas que desejam compreender a fundo o papel da elasticidade de preços em seus mercados. Com soluções personalizadas, baseadas em modelagem matemática, engenharia de dados e inteligência artificial, a empresa oferece ferramentas que se adaptam à realidade de cada cliente, promovendo decisões mais inteligentes e assertivas.
A UniSoma pode usar os dados históricos e sua expertise em advanced analytics para entender todas as variáveis e padrões que envolvem a elasticidade de preços. Também oferece suporte para simular, projetar e compreender de que forma movimentações de preço alteram seu mercado na prática.
Mais do que conhecer a fórmula da elasticidade, é fundamental contar com um parceiro estratégico que ajude a interpretar os cenários de forma completa — levando em consideração o maior número possível de variáveis e evitando análises superficiais que podem comprometer os resultados.
Como vimos no artigo, lidar com a elasticidade de preços é algo bastante complexo, e somente uma fórmula não dá conta de considerar todas as variáveis que podem impactar seus resultados. Então, que tal dar um passo adiante?
Entre em contato com a UniSoma para saber mais sobre como podemos te ajudar a lidar com a elasticidade de preços no mercado em que você atua