Quanto da passagem abaixo, extraída da obra literária “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, pode ser observado na sua rotina corporativa? Com a disrupção provocada pela transformação digital, a abundância de dados e a enxurrada de fornecedores de serviços e soluções analíticas, saber onde sua empresa quer chegar nessa evolução se torna a pergunta mais importante da jornada.
Alice, ao chegar em uma encruzilhada e sem saber ao certo para onde ir, encontra um gato e o questiona: “Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho a seguir?”. E o gato responde: “Isso depende muito do lugar para onde você quer ir.” A menina retruca: “Não me importa muito onde.” E o gato é categórico: “Nesse caso, não importa por qual caminho você vá”.
Uma outra decisão importante é: Faremos o desenvolvimento internamente? Ter uma equipe interna de Analytics é fundamental mas, acreditar que essa equipe seja capaz de entender as necessidades de negócios, definir as estratégias, promover a mudança cultural e ainda assim arquitetar e desenvolver as soluções internamente, pode ser utópico. O mais sensato é que haja interação entre a equipe interna e fornecedores, que podem atuar nas diferentes camadas do plano, desde a concepção da estratégia de Analytics, até o desenvolvimento das soluções.
Por outro lado, é crescente a quantidade de fornecedores de serviços e soluções analíticas que prometem revolucionar a operação corporativa. Diante do desafio de organizar os dados e gerar valor a partir das análises, uma série de questionamentos costumam emergir. O que considerar entre as ofertas dos diferentes fornecedores? Quais atributos e critérios são essenciais em uma contratação? O que priorizar na busca e como alocar recursos com mais eficiência? Como montar um conjunto personalizado de soluções para o negócio?
Se algum destes questionamentos é familiar, fique tranquilo, você não está sozinho. Este artigo foi elaborado para ajudá-lo a ter mais clareza nesta jornada. Afinal, os ganhos podem estar diretamente relacionados à escolha de um bom fornecedor.
Desafios corporativos
Independentemente do segmento de atuação ou do nível de maturidade da sua empresa em relação ao analytics, os principais desafios de negócios que costumam ser abordados por este tipo de solução, costumam ser similares entre si. Sendo eles:
- Obter mais eficiência dos colaboradores
- Melhorar o planejamento das operações
- Realizar a alocação apropriada de recursos e ativos
- Conquistar mais eficiência de processos
- Reduzir os custos
- Aprimorar a gestão de riscos
- Aumentar a fidelização de clientes
Transformação digital
Levantamentos da Gartner revelam que as corporações estão migrando para um maior nível de maturidade de dados e analytics, mas que ainda enfrentam desafios na execução de processos verdadeiramente orientados a dados. Em 2020, no entanto, grande parte das empresas, independente do porte ou setor de atuação, se viram obrigadas a acelerar o processo de digitalização, já que a pandemia da Covid-19 demandou, da noite para o dia, uma adaptação das rotinas e processos.
Segundo pesquisa da Gartner, se antes mesmo da pandemia 90% dos CDOs (Chief Digital Officer, ou Diretor Digital) já adotavam fornecedores externos para soluções de tecnologia, diante do cenário atual é ainda mais importante contar com um fornecedor confiável.
Tendências em serviços de Data & Analytics
Ao observar as tendências destacadas pela Gartner, nos deparamos com novos modelos de negócios, entregas, colaboração, precificação, além de novos produtos, novos fornecedores, aquisições e consolidações.
Entender e saber transitar nesse ecossistema de inovações exige preparo e uma multidisciplinaridade de competências, algo que pode ser conquistado ao aliar-se com parceiros estratégicos de soluções analíticas.
Como escolher um fornecedor de solução analítica?
Ao buscar a solução analítica certa para suas necessidades, os gestores precisam ter em mente as lacunas e oportunidades que impactam seu sistema empresarial e garantir que a solução atenda a esses requisitos – não esqueça: onde você quer chegar?
Da mesma forma que as pessoas buscam recomendações de experiências positivas para tomar decisões na vida privada, na vida profissional é importante conhecer casos de sucesso desenvolvidos por empresas tidas como potenciais parceiras do seu negócio. Ao entender o contexto, os desafios, as implementações e resultados obtidos em projetos passados, é muito mais fácil projetar os benefícios que podem ser capturados em um novo desenvolvimento.
Além disso, é fundamental observar se a empresa possui requisitos como:
- Conhecimento de negócios: é importante entender as experiências prévias do fornecedor. Um fornecedor maduro pode encurtar o desenvolvimento e prever as armadilhas utilizando conhecimento de projetos anteriores no mesmo segmento;
- Flexibilidade: ter a capacidade de guiar e entender as necessidades específicas e poder desenvolver soluções adequadas para cada oportunidade;
- Tecnologia: ter capacidade técnica multifuncional, alinhada com as últimas tendências tecnológicas;
- Organização: de processos, de gestão e times, com cultura voltada para dados;
- Governança: com políticas estabelecidas, ética e regras de compliance.
E agora?
Construir uma empresa verdadeiramente orientada por dados não se trata apenas de incentivar seu uso para tomadas de decisões. É preciso instaurar e fomentar uma cultura de dados que perpasse todos os níveis corporativos e contar com parceiros confiáveis capazes de entregar valor a partir da construção de sistemas analíticos que respondam às perguntas críticas de negócios.
Provavelmente alguns dos desafios apresentados neste post são parte da sua rotina corporativa. Porém, não precisa ser assim.A UniSoma possui décadas de experiência e um time multidisciplinar, composto por matemáticos, cientistas de dados, engenheiros, estatísticos, altamente capacitados em suas áreas de atuação, com expertise em diversos segmentos.
A empresa é reconhecida no mercado por desenvolver soluções analíticas robustas, focadas na aplicabilidade aos negócios, e que facilitam a tomada de decisão e solucionam desafios em diferentes áreas. Entre em contato para entender como podemos te ajudar.