Novo Marco Regulatório Educacional: como impacta e transforma o planejamento acadêmico?
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Em maio de 2025, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Decreto nº 12.456/2025, estabelecendo a Nova Política de Educação a Distância (EaD). O prazo de adequação para as instituições é maio de 2027, e até lá todas as instituições de ensino deverão se ajustar. Assim, o novo marco regulatório traz mudanças significativas para o planejamento acadêmico.

Para entender melhor esses impactos, conversamos com Monique Moreno, especialista do setor educacional da UniSoma, que destacou os principais desafios que surgem com a regulamentação e como as instituições podem se preparar para atender às novas exigências, transformando desafios em oportunidades.

Índice

Principais mudanças do marco regulatório educacional

A Nova Política de Educação a Distância foi criada com o objetivo de elevar a qualidade do ensino, fortalecer a interação entre alunos e professores e aumentar a fiscalização pelo MEC (Ministério da Educação). Se antes as instituições podiam planejar suas ofertas de disciplinas EAD sem necessidade de planejamento de dia, horário e docente, agora elas enfrentam novas exigências.

Entre as principais mudanças, estão:

  • Carga horária presencial obrigatória: ao menos 20% do curso deve ocorrer de forma presencial ou síncrona.
  • Estrutura mínima e localização de polos EaD: laboratórios, bibliotecas e espaços de convivência passam a ser essenciais.
  • Avaliações presenciais: cada disciplina deve ter ao menos uma avaliação presencial, com questões discursivas e maior peso na nota final.
  • Controle individual de matrículas e carga presencial: passa a ser necessário acompanhar aluno a aluno a frequência e o cumprimento da carga horária obrigatória, garantindo aderência às exigências regulatórias.
  • Corpo docente e mediação pedagógica: surge o mediador pedagógico, profissional com formação compatível, responsável pelo acompanhamento pedagógico, controle de frequência e interação ativa em grupos de até 70 estudantes. O tutor passa a ter função exclusivamente administrativa, sem envolvimento direto no processo de ensino-aprendizagem.
  • Além disso, cursos como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia precisam ser exclusivamente presenciais, enquanto cursos semipresenciais recebem regulamentação formal. O prazo para adequação é maio de 2027, criando um período de transição em que modelos antigos e novos coexistem.

    Portanto, até lá, as instituições terão que se adequar – e isso torna o planejamento acadêmico mais complexo.

    O desafio do planejamento acadêmico com o novo marco regulatório

    O planejamento acadêmico atua de forma abrangente em diversas etapas:sugere as disciplinas a serem ofertadas em cada semestre, de acordo com as necessidades acadêmicas dos alunos; aloca as turmas nas unidades por meio do Timetable; e realiza as matrículas, respeitando as regras de negócio específicas de cada cliente, bem como os recursos e custos envolvidos.

    Com o novo marco, esse processo se torna ainda mais complexo e estratégico. “Antes, o aluno podia acessar todo o conteúdo a qualquer momento, mas agora temos que planejar dia, horário e docente para os momentos síncronos. É uma mudança de paradigma no planejamento acadêmico EAD”, explica Monique.

    E os desafios atingem instituições de todos os portes, desde universidades com milhares de alunos até faculdades menores com oferta restrita de EaD. As instituições precisarão alinhar a partir de agora:     

  • Horários de aulas obrigatórias;
  • Organização de turmas e docentes/mediadores;
  • Planejamento de avaliações presenciais;
  • Garantir que cada aluno cumpra a meta de atividades síncronas ou presenciais.
  • E a complexidade aumenta porque, até 2027, as instituições terão que lidar com dois modelos coexistindo: alunos antigos continuam no formato 100% EaD, enquanto os novos já entram no modelo híbrido. Nesse cenário, três pontos se destacam como os principais desafios do planejamento acadêmico:

    Três pontos que se destacam no planejamento acadêmico

    1) Planejamento individualizado

    Segundo Monique, será necessário olhar aluno por aluno, já que cada matrícula deve atingir a meta de 20% de presencialidade. Isso envolve definir quais disciplinas serão presenciais, organizar horários e alocar docentes/mediadores. Essa abordagem na matrícula vai garantir que cada estudante consiga cumprir as exigências da nova regulamentação sem comprometer sua trajetória acadêmica.

    2) Matriz curricular

    A adequação das matrizes acadêmicas passa a ser estratégica. A instituição de ensino poderá decidir se os 20% de presencialidade serão distribuídos em disciplinas-chave, em todas as disciplinas ou concentrados em estágios e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). Essa decisão impacta diretamente custos, logística e a experiência do aluno.

    3) Infraestrutura

    O decreto também reforça a necessidade de infraestrutura mínima em polos EaD. Muitos polos ainda não possuem salas, laboratórios ou bibliotecas adequados. “O desafio logístico é real, mas no curto prazo o foco das instituições não é a infraestrutura física, e sim garantir que os professores/mediadores estejam disponíveis para os encontros síncronos ou presenciais. Laboratórios ou bibliotecas podem ser considerados conforme viabilidade financeira”, explica Monique.

    Esse aumento de variáveis — dia, horário, docente, disciplina e presencialidade — torna a operação altamente complexa, especialmente em instituições maiores que precisam otimizar recursos sem perder qualidade. É nesse ponto que os modelos matemáticos de otimização surgem como uma ferramenta estratégica.

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    Capa do E-book sobre o Novo Marco Regulatório da EAD, desenvolvido pela UniSoma.

    Como os modelos matemáticos transformam o planejamento acadêmico

    Os modelos matemáticos permitem uma otimização no planejamento acadêmico, tornando-o mais eficiente e preciso. No timetable (grade de horários), por exemplo, eles pode considerar:

  • Carga horária e pré-requisitos;
  • Disponibilidade de docentes e mediadores pedagógicos;
  • Infraestrutura (salas, laboratórios, recursos multimídia);
  • Restrições operacionais e preferências institucionais;
  • Jornada dos alunos, evitando sobreposições de aulas e janelas excessivas.
  • Por exemplo, em um curso de Administração com 300 alunos, os modelos conseguem distribuir aulas obrigatórias minimizando conflitos, garantindo 20% de presencialidade sem sobrecarga de professores e olhando para o controle de custos da instituição.

    Além disso, as soluções da UniSoma apoiam o planejamento individualizado e a enturmação, analisando histórico de matrícula, demanda reprimida, taxa de evasão e aprovação. Dessa forma, é possível estimar o número ideal de turmas e vagas, equilibrando custos e qualidade, e garantir que cada aluno atinja a meta designada pela nova diretriz – sem sobrecarga de docentes ou infraestrutura.

    Os benefícios da otimização matemática no marco regulatório e no planejamento acadêmico

    O novo marco regulatório da EaD representa um avanço na educação a distância, mas exige um planejamento muito mais refinado. Instituições que conseguirem transformar essas exigências em vantagem competitiva terão ganhos em:

  • Maior eficiência operacional, reduzindo custos com turmas ociosas e uso ineficiente de recursos;
  • Evitar riscos de sanções por descumprimento do marco regulatório;
  • Fortalecimento da reputação institucional ao demonstrar compromisso com qualidade e conformidade;
  • Melhor experiência para os alunos, com horários acessíveis e turmas bem organizadas.
  • Melhores decisões estratégicas dos gestores, com base em dados e cenários simulados.
  • Como a UniSoma apoia instituições no marco regulatório e planejamento acadêmico

    Fachada da empresa UniSoma.

    Com mais de 40 anos de experiência em soluções de inteligência artificial, a UniSoma atende hoje os principais players do setor educacional. Acompanhando o mercado, a empresa vem atuando nesse ponto de convergência entre complexidade regulatória e necessidade de eficiência acadêmica.

    Nosso serviço de planejamento acadêmico transforma essas exigências em oportunidades estratégicas, oferecendo:

    Conformidade regulatória inteligente

    Modelos analíticos garantem que o planejamento da instituição esteja em total aderência ao novo marco, sem desperdícios de recursos.

    Otimização da oferta acadêmica

    Alocação eficiente de salas, polos e professores para equilibrar turmas, reduzir custos e melhorar a taxa de ocupação.

    Planejamento de infraestrutura e polos EaD

    Simulações que orientam a melhor localização, expansão ou compartilhamento de polos, de acordo com o perfil da demanda.

    Flexibilidade estratégica

    Capacidade de testar cenários “e se?” (what-if), permitindo ajustar rapidamente a operação diante de mudanças regulatórias.

    O segredo está em encarar a complexidade não como um obstáculo, mas como oportunidade de entregar qualidade superior. Com o novo marco regulatório, o planejamento acadêmico se torna um diferencial estratégico. Instituições que se anteciparem terão vantagem competitiva, e a UniSoma está preparada para apoiar esse movimento.

    Quer saber como podemos transformar o planejamento acadêmico da sua instituição? Fale conosco!

    Perguntas Frequentes

    O que é o novo Marco Regulatório da EaD publicado em 2025?

    O decreto nº 12.456/2025 trouxe novas regras para a EaD, com mais presencialidade, maior fiscalização e exigência de infraestrutura mínima.

    Quais são as principais mudanças trazidas pelo Marco Regulatório?

    20% de presencialidade obrigatória, avaliações presenciais em todas as disciplinas, controle individual de matrículas, exigência de polos estruturados e criação da função de mediador pedagógico.

    Como o Marco Regulatório impacta o planejamento acadêmico?

    O planejamento passa a incluir dia, horário e docente dos encontros síncronos, além de garantir que cada aluno cumpra sua carga presencial.

    Quais são os principais desafios do planejamento acadêmico diante do novo marco?

    Matrícula individualizada, revisão da matriz curricular e adequação da infraestrutura dos polos EaD.

    Como os modelos matemáticos ajudam no planejamento acadêmico regulado?

    Eles otimizam grades de horários, turmas e infraestrutura, reduzindo custos e aumentando eficiência.

    De que forma a UniSoma pode apoiar instituições nesse contexto?

    A UniSoma oferece soluções analíticas para garantir conformidade, otimizar oferta acadêmica e planejar infraestrutura, ajudando instituições a se adaptarem até 2027.

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    Imagem da capa do e-book sobre planejamento acadêmico desenvolvido pela UniSoma.