O que é advanced analytics e o que sua empresa tem a ganhar?

A análise avançada de dados, também conhecida como advanced analytics, é uma abordagem que transcende os métodos convencionais da análise estatística. Assim, com a aplicação de técnicas mais sofisticadas, é como se abrissem as portas para um novo mundo repleto de oportunidades inexploradas.

Obviamente, as organizações têm muito a ganhar com o advanced analytics, e todas as abordagens convergem para soluções que possibilitam melhores decisões em seus negócios.

Neste artigo, vamos explorar o universo da análise avançada de dados e seus benefícios. Quer saber em quais áreas o advanced analytics já vem trazendo contribuições significativas — e como aplicar na sua empresa?

Qual é a definição de advanced analytics?

O Gartner define advanced analytics como “o exame autônomo ou semiautônomo de dados ou conteúdo, a partir do uso de técnicas e ferramentas sofisticadas, normalmente além das práticas tradicionais de business intelligence (BI)”.

Explicando em miúdos, o objetivo do advanced analytics é extrair informações valiosas a partir de conjuntos de dados complexos e volumosos.

Portanto, ele é muito utilizado em situações nas quais as técnicas usuais de análise de dados podem não ser suficientes para lidar com a complexidade e a dimensionalidade dos dados. No contexto empresarial, costuma ser aplicado para criar modelos preditivos que identificam padrões e tendências; ou em modelos prescritivos, que fornecem recomendações sobre a melhor ação a ser tomada. Por consequência, isso traz uma significativa vantagem competitiva para as empresas que investem na tecnologia.

Qual a relação entre advanced analytics e big data?

Dado o volume e a complexidade dos dados que as ferramentas de advanced analytics são capazes de tratar, é natural que haja uma estreita relação da prática com o conceito de big data. No entanto, NÃO se tratam da mesma coisa.

O big data se concentra essencialmente na infraestrutura e na gestão de grandes volumes de dados, enquanto o advanced analytics direciona sua atenção para as técnicas e métodos necessários para extrair insights significativos dessa enorme base de dados.

Dessa forma, a sinergia entre ambos é o que traz uma abordagem bastante abrangente para lidar com a crescente complexidade e o enorme volume de dados característicos da era da informação.

Como o advanced analytics é aplicado na prática?

No âmbito da aplicação prática do advanced analytics, encontramos diversas técnicas de vanguarda. Além disso, o cotidiano dessa prática pode abranger desde o emprego de técnicas de machine learning, análise preditiva, mineração de dados, até a utilização de modelagem estatística avançada e outras abordagens computacionais mais sofisticadas

A seguir, delineamos algumas das principais formas de colocar essas análises em prática.

  • Machine Learning (Aprendizado de Máquina): usa técnicas de regressão, classificação, agrupamento e deep learning para modelar a relação entre variáveis dependentes e independentes, categorizar dados, agrupá-los com base em características comuns e aprender padrões complexos.
  • Análise preditiva: desenvolve modelos estatísticos para prever resultados futuros com base em dados históricos.
  • Mineração de dados: permite a descoberta de padrões e suas correlações e relações ocultas nos dados. Também identifica associações frequentes entre variáveis em grandes conjuntos de dados.
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): consegue determinar o “sentimento” expresso em textos. Pode ser usado em mídias sociais e análises de feedback de clientes. Também permite identificar e extrair informações específicas de texto.
  • Modelagem prescritiva: usa algoritmos matemáticos que são capazes de analisar cenários complexos e indicar a melhor ação a ser tomada em busca de um objetivo pré-definido.
  • Quais os benefícios proporcionados pelo advanced analytics para o seu negócio?

    > Tomada de decisão com menos riscos

    Inicialmente, a prática do advanced analytics proporciona insights mais profundos e precisos, capacitando as empresas a adotarem decisões mais embasadas e estratégicas. Esse escopo engloba previsões mais acuradas, a identificação de tendências de mercado e uma compreensão aprofundada do comportamento do cliente.

    > Mais agilidade e eficiência operacional

    Ao analisar dados internos, as empresas podem identificar oportunidades para melhorar a eficiência operacional. Por exemplo, isso inclui otimização de processos, identificação de gargalos e redução de custos desnecessários.

    > Personalização da experiência do cliente

    Por permitir uma compreensão mais profunda do comportamento do cliente, as empresas conseguem personalizar produtos, serviços e experiências. Assim, encurtam o caminho rumo à satisfação e à fidelidade dos consumidores.

    > Previsão de demanda e estoque

    Empresas podem utilizar técnicas de previsão avançada para antecipar a demanda do mercado e otimizar os níveis de estoque. Isso evita excessos ou falta de produtos, melhorando a eficiência na cadeia de suprimentos.

    > Qualificação da gestão de riscos

    Por fim, a análise avançada de dados também ajuda na identificação e avaliação de riscos, o que permite às empresas implementar estratégias proativas para mitigar ameaças potenciais.

    10 áreas em que o advanced analytics pode ser aplicado

    Qualquer segmento de negócios pode colocar o advanced analytics em prática. Selecionamos 10 áreas de aplicação para exemplificar.

    1. Saúde

    O advanced analytics traz insights que vão desde a análise de pacientes, o que inclui a previsão de readmissões, a identificação de riscos de saúde e a otimização de tratamentos, bem como a gestão de recursos das organizações do setor.

    2. Finanças

    Com o advanced analytics, é possível fazer uma previsão financeira com análise de riscos, avaliação de tendências de mercado e gestão de portfólio. Ferramentas de análise avançada também ajudam a detectar fraudes.

    3. Varejo e comércio eletrônico

    Ao analisar dados dos clientes, é possível promover uma personalização de recomendações de produtos. A gestão de estoques também se beneficia com previsão de demanda, otimização de mercadorias e prevenção de excessos ou faltas.

    4. Manufatura

    O advanced analytics contribui com a manutenção preditiva, por meio da previsão de falhas em equipamentos e otimização de manutenção. Além disso, também facilita o controle de qualidade ao identificar padrões para garantir as boas condições do produto.

    5. Logística e cadeia de suprimentos

    Ferramentas de análise avançada de dados auxiliam na otimização de rotas e planejamento logístico, o que impacta, obviamente, na gestão de estoque.

    6. Telecomunicações

    Ferramentas de advanced analytics podem dar suporte a iniciativas de otimização de rede e a análises de churn (perda de clientes), que incluem previsões a respeito da saída de consumidores da base de assinantes e ações voltadas à redução dessa taxa.

    7. Educação

    Na educação, a análise avançada de dados apoia a avaliação do desempenho de alunos e a identificação de áreas de melhoria. A tecnologia ainda pode ser usada para o planejamento acadêmico ou até recomendar disciplinas de forma personalizada, com base no histórico acadêmico do estudante, e fidelizar o corpo docente.

    8. Recursos Humanos

    Nos processos de recrutamento e seleção, o advanced analytics ajuda a identificar candidatos ideais, com base em padrões de desempenho. Por outro lado, já na gestão de talentos, ferramentas analíticas dão suporte à identificação e retenção de colaboradores.

    9. Governo e setor público

    O setor público também se beneficia da análise avançada ao identificar padrões, o que ajuda a otimizar diversos serviços — educação, assistência social, saúde, obras, etc. Ademais, na segurança, ferramentas podem apoiar estratégias de prevenção de crimes por meio da análise de dados.

    10. Marketing e publicidade

    Por fim, a segmentação de mercado, com o correto posicionamento de segmentos de público-alvo, e a análise de Retorno sobre Investimento (ROI), com avaliação do desempenho de campanhas de marketing, são dois exemplos de aplicação do advanced analytics no marketing.

    Como a UniSoma pode levar advanced analytics para o seu negócio?

    Nesse sentido, a UniSoma possui a expertise e a tecnologia necessárias para ajudar empresas desses e outros setores com soluções de advanced analytics. Com mais de quatro décadas de experiência, combina conjuntos de dados complexos em soluções que aprimoram a tomada de decisões.

    Isso tudo é feito de maneira prática. Afinal, o mais importante é permitir que as equipes internas das organizações se dediquem a atividades mais estratégicas, que agregam valor ao negócio.

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