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Data driven é um conceito que ganhou força no mercado, em todos os segmentos: logística, saúde, comércio, alimentação, entre outros. Hoje em dia, é natural ouvir de executivos ou pessoas em cargos de liderança sobre a necessidade de suas organizações serem data driven. Há até mesmo quem diga que esse será “o ano data driven da organização” ou que “temos que fazer uma gestão mais data driven”.

 

Mas, o que está por trás dessa buzzword? O que realmente significa ser data driven? Quais suas vantagens e por que investir em soluções baseadas em dados? Melhor ainda: como fazer isso? É sobre tudo isso que falamos neste artigo.

 

O que é data driven?

 

O termo data driven pode ser traduzido como “orientado por dados”.  Por ter origem na ciência de dados, significa usar métodos científicos, processos e algoritmos para extrair conhecimento de dados — sejam estruturados ou não.

 

No entanto, com o tempo vieram outras definições. A consultoria Gartner conceitua data driven, por exemplo, como o uso de dados e análises para desenvolver ou promover novos produtos, processos, métodos organizacionais e mercados. Isso significa que os dados e as análises podem impulsionar tanto a descoberta quanto a execução da inovação, alcançando novos modelos de negócios, produtos e serviços.

 

Fato é que a abordagem data driven envolve a coleta, o armazenamento e a análise de dados, geralmente com o auxílio de softwares específicos. Esses dados podem incluir informações sobre os clientes, vendas, produtos, processos internos e qualquer outra que seja relevante para o negócio. Com base nesses dados, é possível tomar decisões mais embasadas e precisas, em vez de depender de suposições ou da intuição da equipe.

 

Em resumo: data driven é tomar decisões a partir da análise e interpretação de dados, ao invés de partir de suposições.

 

Quais as vantagens de investir em soluções data driven?

 

Investir em soluções data driven é garantir competitividade no mercado. Os principais players estão investindo pesado em dados, o que significa que é fundamental para qualquer organização manter-se alinhada às melhores práticas não somente para se sobressair, mas também para garantir sua sobrevivência.

 

Muitas empresas já perceberam as vantagens que os dados podem trazer. A principal delas é ter mais qualidade na tomada de decisão. Elas passam a levar em conta dados objetivos — e não hipóteses — para decisões mais precisas e eficientes, com menor risco de erro e mais chance de sucesso.

 

A análise de dados também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades de negócios que antes passariam despercebidas. Por exemplo, ao analisar dados de vendas, uma empresa pode identificar um segmento de mercado com alta demanda e baixa concorrência.

 

Os dados também oferecem informações valiosas a respeito dos clientes. Utilizá-los para entender comportamentos, tendências e preferências dos usuários de um produto ou serviço pode ajudar a melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

 

No entanto, não basta apenas coletar informações para ser data driven. Se não houver análises, processos e uma verdadeira cultura de dados, com uma composição mista de times, as decisões também podem ser equivocadas.

 

Uma cultura data driven demanda a implementação de uma dinâmica de trabalho baseada na colaboração e na experimentação. Nela, as pessoas são incentivadas a fazer perguntas para as quais talvez não tenham respostas e aprendem a usar informações acessíveis, significativas e relevantes o suficiente para impactar suas escolhas.

 

5 motivos para aplicar o conceito data driven no seu negócio

 

1. Melhorar a tomada de decisão da empresa

 

As soluções data driven permitem que as empresas tomem decisões com base em dados concretos. De forma geral, isso aumenta o potencial de sucesso: em função da maior precisão das decisões tomadas, os riscos de um erro diminuem.

 

2. Alcançar mais eficiência operacional

 

Soluções data driven podem ajudar as organizações a analisarem dados a respeito dos processos internos da empresa. Isso permite identificar ineficiências que podem ser eliminadas ou reduzidas, o que resulta em eliminação de custos e mais eficiência operacional.

 

3. Personalizar a experiência do cliente

 

A análise de dados pode ajudar as empresas a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes. As soluções data driven permitem oferecer produtos e serviços mais personalizados e adequados às suas demandas, além de entregar o produto certo no momento certo.

 

4. Identificar novas oportunidades de negócios

 

Dados de vendas, marketing e mercado devem ser analisados de perto. Com essas informações de impacto significativo, as empresas podem identificar novas oportunidades de negócios. O resultado mais provável dessa análise é aumento de clientes, de receita e maior vantagem competitiva no mercado.

 

5. Prever tendências de mercado

 

Soluções preditivas também se baseiam em dados. A partir da análise das informações, ajudam a prever tendências futuras do mercado, o que garante a oportunidade de antever eventuais mudanças no cenário.

 

Setores voláteis ou muito sensíveis a alterações em governos e na economia podem se beneficiar desse tipo de solução. É importante fazer todos os preparativos necessários antes que um novo cenário se estabeleça — seja com a intenção de reduzir danos, seja com o objetivo de maximizar os ganhos.

 

Como colocar o conceito data driven em prática?

 

Analisar diferentes variáveis, fazer correlações e tirar informações que sejam realmente relevantes para o negócio pode ser uma tarefa assustadora. Ainda mais no ambiente de alta volatilidade e complexidade que as empresas estão vivendo — e com dados abundantes à disposição. A inteligência artificial pode facilitar esse processo.

 

A inteligência artificial utiliza dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócios. Com o suporte de técnicas avançadas de modelagem, algoritmos de otimização de alta complexidade e machine learning, a IA pode lidar com milhões de variáveis, simulações e restrições simultaneamente.

 

A UniSoma desenvolve ferramentas baseadas em IA, que ajudam organizações a responderem questões sobre qual curso de ação ideal para uma situação, a partir dos dados coletados. As soluções são capazes de prever eventos futuros e oferecer recomendações para decisões estratégicas, ajudando a transformar uma grande quantidade de dados em informações decisivas.

 

Soluções baseadas em IA são data driven por natureza e permitem que os gestores tomem decisões mais assertivas. Sua adoção traz benefícios que têm tudo a ver com a cultura data driven que estamos abordando: tomadas de decisão mais qualificadas, melhoria na visibilidade do desempenho da empresa e de seus processos, além de redução de riscos.

 

Esse é um caminho sem volta — e que coloca o conceito de data driven muito mais que uma buzzword.

 

Quer saber mais sobre as soluções data driven da UniSoma? Entre em contato com a gente!

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