Case Cimed: revolução no planejamento de demanda da indústria farmacêutica

A Cimed é uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, investindo cerca de R$ 90 milhões por ano em pesquisa e desenvolvimento. Com um robusto portfólio de mais de 600 produtos – incluindo medicamentos de venda livre (OTC), genéricos, vitaminas, suplementos e itens de higiene e beleza –, a empresa está presente em 98% das farmácias do País.

Essa dimensão exige uma operação altamente eficiente. São 27 Centros de Distribuição espalhados pelo Brasil, sede administrativa em São Paulo, gráfica em São Sebastião da Bela Vista (MG), e dois centros fabris em Pouso Alegre (MG). Um deles foi inaugurado em 2023 com objetivo de aumentar a capacidade produtiva de sólidos orais da empresa em 130%.

Assim, não é difícil imaginar a complexidade da operação da empresa, tanto em seus processos logísticos quanto tributários, na organização do estoque e na variabilidade da demanda.  O planejamento de demanda na indústria farmacêutica precisa ser preciso, ágil e conectado a toda a cadeia.

Foi nesse contexto que a Cimed buscou a UniSoma — e juntas construíram soluções sob medida para transformar o processo de planejamento integrado da indústria farmacêutica nascida em Minas Gerais e que ganhou o Brasil.

Índice:

O que levou a Cimed até a UniSoma?

A Cimed desejava atuar com mais eficiência nos processos industriais e logísticos de sua cadeia de produção. Além disso, a empresa entendia que havia espaço para otimizar tempo e recursos. Assim, logo no primeiro contato com a UniSoma, a Cimed apontou algumas necessidades que precisavam ser supridas em seu ciclo de S&OP (Sales and Operations Planning).

Foram mapeadas, portanto, três grandes frentes:

1ª) Entendimento da demanda

Em primeiro lugar, a Cimed precisava consolidar uma previsão de demanda realista e confiável em períodos de médio a longo prazo (meses à frente). Isso tudo considerando sazonalidades, eventos de mercado e riscos operacionais que impactam a demanda.

2ª) Compreensão da capacidade operacional

Em seguida, a Cimed também avaliou que precisava identificar gargalos e entender até onde a operação conseguia atender a demanda — e o que precisaria ser ajustado diante do cenário apresentado.

3ª) Definição das decisões estratégicas

Por fim, a Cimed também queria garantir que seu planejamento estivesse de fato conectado aos objetivos do negócio e às decisões das diferentes áreas, bem como compreender os eventuais conflitos que poderiam surgir pelo caminho.

Além disso, a Cimed identificou uma série de dores que precisavam ser endereçadas para que a sua operação alcançasse os benefícios desejados. Entre elas:

  • Visibilidade e confiança nos dados: foi identificada a falta de processos confiáveis para previsão de demanda;
  • Agilidade no planejamento: os processos mensais de planejamento exigiam muito trabalho manual por parte da equipe;
  • Integração entre áreas: Comercial, Produção e Logística tomavam decisões desconectadas umas das outras;
  • Otimização no uso de recursos: era necessário priorizar de forma mais eficiente os itens a serem armazenados;
  • Evolução da cultura de planejamento: com o suporte de ferramentas que dessem maior embasamento, a Cimed precisava adotar uma cultura mais analítica e menos empírica.
  • As soluções apresentadas pela UniSoma para o planejamento de demanda na indústria farmacêutica

    Diante desses desafios, a UniSoma trouxe duas ferramentas que foram fundamentais para o planejamento de demanda na indústria farmacêutica da Cimed: o Prognos e um Otimizador de Plano Mestre de Produção e Distribuição, sob medida.

    Prognos: previsão de demanda com inteligência de dados

    O Prognos é uma ferramenta de previsão de demanda que combina modelos estatísticos com machine learning para entregar previsões muito mais precisas. Além disso, é colaborativo – permitindo incluir contribuições dos envolvidos no processo, além de variáveis externas como campanhas de marketing e eventos sazonais.

    No caso da Cimed, foi considerada a solução ideal justamente pelas características necessárias na operação da empresa. “As variáveis externas nos dão insights de projeções futuras, o que nos ajuda a ter um dado melhor apurado”, diz o Diretor de Planejamento Integrado da Cimed, Rodrigo Sarlo, durante a gravação do 36º episódio do DeepTalks, o podcast da UniSoma.

    Entre dezembro de 2023 a setembro de 2024, a empresa observou um aumento de 19% na acuracidade das previsões, em quesitos como SKUs (Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque), canais de venda, entre outros.

    A interface intuitiva da plataforma também facilitou a adesão do time e acelerou a tomada de decisão.

    Otimizador do plano de produção e distribuição: velocidade e precisão

    Além do Prognos, a UniSoma desenvolveu, sob medida, um otimizador do plano de produção e distribuição para a equipe da Cimed. O objetivo era dar mais agilidade e precisão nos planos e simulações: o tempo de planejamento, que levava semanas, passaria a ser realizado em questão de horas. E a granularidade e a assertividade também aumentariam. Foi exatamente isso que aconteceu.

    “Saímos de um cenário de planejamento que levava 25 dias para apenas 5. E em uma granularidade que antes não existia, detalhando as informações por Centro de Distribuição”, comemora Sarlo.

    Os desafios da implantação: toda mudança exige adaptação

    Apesar de todas as vantagens das soluções para a Cimed, o início da implementação trouxe certa resistência das equipes em aderir às novas tecnologias – o que é natural em toda transformação. O Comercial foi uma das áreas que demonstrou cautela com o novo processo.

    “Mas o layout amigável e a facilidade no uso das ferramentas ajudaram na aceitação. Em apenas três meses, as pessoas estavam bem adaptadas. E seguimos com treinamentos frequentes para manter o time engajado”, complementa o diretor da Cimed.

    Atualmente, as equipes usam a tecnologia como aliada e têm mais tempo para pensar estrategicamente — com menos esforço operacional.

    Os resultados alcançados pelo Prognos e pelo Otimizador de Planejamento da UniSoma

    A Cimed vem colhendo excelentes resultados a partir do uso do Prognos e do Otimizador de Planejamento. “Quando eu tenho um dado melhor apurado, consequentemente eu tenho mais produtividade e consigo programar minha linha de produção de uma maneira mais eficiente. Também tenhoredução de estoque e menos ruptura”, avalia Sarlo.

    Com previsões mais confiáveis, a Cimed passou a:

  • Programar melhor sua linha de produção;
  • Reduzir estoques desnecessários;
  • Evitar rupturas no atendimento;
  • Tomar decisões com mais confiança.

    Por exemplo: aumento de 2% na acuracidade da previsão de demanda com o Prognos resultou em dezenas de milhões de reais de ganhos em apenas três meses.

    Além disso, a empresa eliminou o uso de planilhas paralelas e padronizou todo o fluxo de dados, promovendo mais integração e confiança no processo decisório.

    O que nossas soluções podem fazer pela sua empresa?

    Fachada da empresa UniSoma.

    Desenvolvido pela UniSoma, o Prognos é uma ferramenta completa para previsão de demanda colaborativa. Nos últimos anos, a solução tem ajudado empresas de diversos segmentos a qualificarem suas previsões com agilidade e precisão.

    Além disso, nossas soluções de planejamento sob medida têm o potencial de integrar áreas e otimizar os resultados e o tempo necessário no processo, gerando ganhos de margem e melhoria no fluxo de caixa.

    Quer conhecer mais sobre o Prognos e entender como nossas soluções sob medida podem transformar o planejamento de demanda na indústria farmacêutica da sua empresa? Entre em contato com a gente!

    Saiba ainda mais sobre o assunto assistindo ao nosso episódio 36 do DeepTalks, podcast da UniSoma