Simulação de mercado: a chave para reduzir incertezas na tomada de decisão

O que acontece com o setor de aço se houver um aumento na tributação sobre a venda de automóveis? O impacto será significativo ou irrelevante para a indústria? Qual o impacto de um aumento de preço do concorrente? E se abaixarmos o preço, o que acontece com o mercado? E o dólar? Esses são apenas alguns exemplos de como cenários econômicos podem afetar diretamente os resultados das empresas. Em um ambiente tão dinâmico, a capacidade de antecipar os efeitos antes que eles aconteçam é crucial para a tomada de decisões estratégicas mais seguras.

Mudanças econômicas, flutuações cambiais e movimentações da concorrência podem transformar um negócio de maneiras imprevisíveis — tanto para o bem quanto para o mal. Depender apenas da experiência ou do “feeling” para tomar decisões em um cenário assim é um risco considerável. É nesse contexto que entra a simulação de mercado baseada em inteligência artificial: uma ferramenta capaz de criar cenários que antevejam impactos e possam embasar decisões estratégicas com muito mais segurança.

Mais do que prever a demanda, a simulação oferece uma visão holística do cenário: concorrência, tendências de mercado, riscos e oportunidades. Imagine, por exemplo, se uma indústria siderúrgica pudesse antever o impacto de novas tarifas internacionais antes mesmo de elas entrarem em vigor. Ou se uma universidade fosse capaz de não apenas prever oscilações na captação de alunos, mas também entender as causas por trás dessas mudanças e se preparar de forma mais eficaz, simulando impacto de decisões de negócios.

Neste post, vamos explorar como um simulador de mercado pode analisar cenários, reduzir as incertezas e tornar a tomada de decisão muito mais assertiva.

Índice

Como uma simulação de mercado funciona?

Quando uma previsão de demanda é realizada, o foco geralmente está na estimativa de vendas: quanto o cliente irá comprar em um determinado período? Esse tipo de análise é essencial para o planejamento estratégico das organizações. Mas a simulação de mercado vai além.

Com um simulador de mercado, é possível entender o que pode acontecer em todo o segmento de atuação da empresa — podendo incluir ações da concorrência e outras variáveis externas. Para isso, o sistema utiliza fontes de dados variadas e altamente confiáveis, permitindo um panorama mais amplo e preciso do mercado.

Mais do que apenas avaliar o histórico da sua própria empresa, a simulação permite analisar o comportamento do mercado: oscilações de preço e demanda, reações da concorrência a essas mudanças, variações do câmbio e outros fatores econômicos. Tudo isso com o suporte da inteligência artificial, que processa e cruza esses dados para gerar insights.

“A tecnologia permite simular causa e efeito, criando cenários ‘em laboratório’. Com isso, é possível entender o impacto das movimentações de preço no mercado e na demanda. Por exemplo: ‘e se o concorrente fizer uma promoção e baixar 20% nos próximos meses, como isso afetará minha empresa?’”, explica Gustavo Ignácio, especialista em Modelagem Matemática da UniSoma.

O simulador de mercado possibilita testar diferentes estratégias antes de tomar decisões críticas — e não apenas em relação a preços. Ele pode ser usado para avaliar diversos cenários, a partir de parâmetros definidos pelo usuário, antecipando desafios e oportunidades.

Quando usar previsão de demanda e quando usar simulação de mercado?

Idealmente, as empresas devem usar as duas tecnologias de forma combinada. A previsão de demanda é essencial para áreas como a de planejamento de demanda, ajudando a determinar a quantidade necessária de um determinado item para atender ao mercado. Já a simulação de mercado é uma ferramenta estratégica voltada para inteligência de mercado, permitindo antecipar cenários e tomar decisões mais assertivas.

“A ferramenta responde o que pode acontecer com o mercado e auxilia na tomada de decisão. Com base no cenário simulado, a organização pode definir se realmente precisa baixar o preço ou lançar uma campanha publicitária para reagir a uma ação da concorrência, por exemplo”, explica Michel Duran, Diretor de Marketing e Inovação da UniSoma.

Enquanto a previsão de demanda foca no comportamento dos consumidores e na necessidade de produção, a simulação de mercado amplia essa visão, considerando variáveis externas, concorrência e oscilações econômicas. Juntas, essas tecnologias tornam a estratégia empresarial muito mais robusta.

4 benefícios da simulação de mercado

Poucas empresas utilizam a simulação de mercado, seja por falta de conhecimento sobre a ferramenta ou pela complexidade na obtenção de dados de múltiplas fontes. Muitas vezes, isso é reflexo de uma cultura pouco orientada a dados.

Mas será que essa tecnologia faz sentido para a sua empresa? Para ajudar nessa decisão, veja alguns dos principais benefícios da simulação de mercado!

1) Estimar o impacto de ações do mercado

Simular o impacto de uma movimentação da concorrência no mercado é um dos grandes diferenciais do simulador de mercado. Se um concorrente reduzir seus preços de X para Y, como isso afetará sua empresa? E o setor como um todo? Com essa ferramenta, essas e outras perguntas podem ser respondidas antes mesmo que a mudança aconteça.

Além disso, a simulação permite testar ações internas antes de implementá-las, como reajustes de preços ou novas estratégias de mercado. Dessa forma, sua empresa pode avaliar riscos e oportunidades de forma controlada, sem precisar aprender com os erros na prática.

2) Análise do cenário além dos números

Mais do que apenas prever vendas, a simulação de mercado ajuda a entender por que determinadas situações ocorrem. Por exemplo, um aumento na demanda seguido por um aumento nos preços — algo que, à primeira vista, pode parecer improvável.

“A ferramenta ajuda a identificar quais são as variáveis mais importantes que ditam o seu mercado como um todo. Às vezes, o preço não é o fator que mais impacta o resultado”, explica Gustavo Ignácio.

3) Categorizando os clientes em diferentes perfis

Mudanças no cenário externo — como variações cambiais ou novas políticas regulatórias — podem gerar impactos significativos nas empresas. Com a simulação de mercado, é possível prever esses efeitos e se preparar com antecedência, reduzindo riscos e perdas.

Aqui, a clusterização de clientes (ou seja, a segmentação de usuários com perfis similares em grupos) desempenha papel fundamental. Afinal, nem todos os clientes reagem da mesma forma a uma mudança. Um aumento no preço do dólar, por exemplo, pode afetar um segmento específico do público, enquanto outros permanecem inalterados.

O mesmo vale para a criação de promoções ou alterações em pacotes, que podem ser mais interessantes para determinados grupos de clientes, mas não para a totalidade deles.

4) Simulação do impacto de grandes investimentos

Grandes investimentos — em mídia, por exemplo —, geralmente trazem um grande fator de tensão, afinal, são investimentos consideráveis. Com uma ferramenta de simulação de mercado, além de entender o possível retorno desse investimento, é possível explicar os resultados e diferenciar o que realmente é resultado da campanha publicitária daquilo que se deve à sazonalidade do período.

“Com a ferramenta, é possível entender qual o impacto de campanhas promocionais no mercado, separando o que é relativo à sazonalidade da demanda, por exemplo. Isso possibilita entender melhor a relação de custo x benefício de investimentos em mídia ou outras ações de marketing”, explica Michel Duran.

Esse mesmo raciocínio pode ser aplicado a diversas outras áreas da empresa, garantindo que decisões estratégicas sejam tomadas com base em dados concretos — e não apenas em intuições.

Quais setores mais se beneficiam da simulação de mercado? Veja exemplos de aplicações práticas!

A simulação de mercado pode ser aplicada em qualquer atividade do mercado. Confira alguns exemplos práticos de como essa ferramenta pode ser utilizada em diferentes segmentos:

Indústria Metalúrgica

A metalurgia, especialmente o setor siderúrgico, pode se beneficiar amplamente da simulação de mercado. Essa tecnologia permite prever o impacto de variações em impostos, custos de matéria-prima e mudanças na demanda de setores consumidores de aço, como a construção civil e a indústria automobilística.

  • Exemplo prático: como um aumento de impostos sobre a venda de automóveis impactaria a demanda por aço? Com a simulação, é possível projetar diferentes cenários e adaptar a produção, evitando desperdícios e otimizando estoques.

Varejo & E-commerce

São mercados “quentes”, em que as mudanças ocorrem com velocidade e dinamismo. Um simulador de mercado pode ajudar a prever o impacto de precificação, promoções e tendências sazonais.

  • Exemplo prático: um marketplace pode testar se há margem para aumentar o valor de determinados produtos sem perder competitividade, analisando a elasticidade de preço. Além disso, pode simular o efeito de promoções massivas, como as da Black Friday, na cadeia de suprimentos e no comportamento dos consumidores.

Indústria Farmacêutica

A simulação de mercado permite que a indústria farmacêutica avalie impactos de mudanças regulatórias, políticas de precificação e variações na demanda por medicamentos.

  • Exemplo prático: o que acontece com as vendas de um medicamento de referência quando um concorrente lança um genérico com preço reduzido? A ferramenta pode testar esse cenário, permitindo ajustes estratégicos na precificação e na distribuição dos produtos. Além disso, pode ajudar na definição do mix ideal de medicamentos comercializados pelas farmácias.

Setor Educacional

Instituições de ensino, especialmente universidades e escolas privadas, podem usar a simulação de mercado para prever a demanda de novos alunos, combinando dados internos com fatores externos (como condições econômicas e concorrência).

  • Exemplo prático: qual seria o impacto de um desconto na matrícula na demanda de um novo curso? O simulador pode prever cenários e indicar quais estratégias seriam mais eficazes.

Setor Energético

Empresas do setor de energia podem usar a simulação de mercado para planejar investimentos em infraestrutura e compras estratégicas de insumos essenciais, como transformadores e cabos de transmissão.

  • Exemplo prático: se houver uma alta no preço do cobre nos próximos meses, como isso afetaria os custos de produção e a rentabilidade? A simulação pode antecipar esses impactos e indicar o melhor momento para realizar compras ou buscar alternativas tecnológicas mais viáveis.

O impacto do simulador de mercado nas empresas

As empresas que adotam a simulação de mercado podem se antecipar às mudanças de cenário e tomar decisões mais embasadas. O impacto é sentido em diferentes aspectos – conheça os principais:

Precificação

Simular diferentes cenários de precificação e seu impacto na demanda, margem de lucro e posicionamento competitivo, analisar a elasticidade do preço em tempo real, ajustando valores de forma dinâmica, e permitir a experimentação segura de modelos de precificação, como freemium ou descontos sazonais, são exemplos de impacto da ferramenta.

Market share

Do ponto de vista de market share, a ferramenta simula a resposta do mercado a novas estratégias comerciais, o que ajuda a definir mudanças a serem implementadas. O simulador de mercado também pode ajudar a encontrar nichos pouco explorados e oportunidades de expansão. Suas previsões baseadas em IA também permitem ajustes rápidos em estratégias para ganhar participação de mercado.

Campanhas de mídia

Também é possível simular o impacto de diferentes canais e formatos de mídia antes do lançamento, entendendo de antemão a performance a ser alcançada. O simulador de mercado também prevê as respostas do público-alvo, dando suporte ao ajuste de mensagens e segmentação. A ferramenta permite, ainda, criar testes A/B virtuais para determinar a melhor estratégia, sem desperdício de recursos.

Evasão de clientes

Na busca por evitar o churn, o simulador de mercado pode ajudar as empresas a identificar padrões de comportamento que indicam risco de cancelamento de assinaturas, por exemplo. A ferramenta também tem o potencial de simular o impacto de diferentes estratégias de retenção antes de implementá-las e, ainda, de sugerir ofertas personalizadas para clientes que representem uma ameaça de desconexão.

Qualidade de funil

Uma boa ferramenta de simulação de mercado avalia quais leads têm maior probabilidade de conversão com base em dados históricos e simulações de comportamento. A tecnologia também indica gargalos no funil e testa mudanças para aumentar a eficiência da conversão. Outro impacto significativo é a melhoria da segmentação e a personalização das interações para aumento da taxa de sucesso.

O papel da UniSoma na simulação de mercado

Com mais de quatro décadas de atuação no mercado de previsão de demanda, inteligência artificial e análises preditivas, a UniSoma é uma empresa brasileira que conta com cases em setores diversos no mercado.

A partir do desenvolvimento de ferramentas e de soluções tecnológicas de excelência, a UniSoma se destaca pela capacidade de entender a realidade de cada cliente. Assim, oferece produtos personalizados de acordo com a necessidade de cada mercado.

Que tal agendar um horário para conhecer melhor as soluções de IA da UniSoma, incluindo as ferramentas de simulação de mercado? Entre em contato!