Termo de Participação do Desafio UniSoma 2025

REGULAMENTO

I. Objetivo

O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e regras para a participação no “Desafio UniSoma 2025” que será realizado nos dias 18 e 19 de Outubro de 2025, na forma de Hackathon.

II. Participação

Poderão participar do “Desafio UniSoma 2025” todos os interessados  que se inscreverem através do seguinte site https://www.unisoma.com.br/desafio-unisoma/. As inscrições estarão abertas de 10/09/2025 a 10/10/2025 e são limitadas! A apresentação do Desafio, bem como todos os dados e notícias, serão publicadas diretamente no site citado acima. 

Além disso, os inscritos no “Desafio UniSoma 2025” devem seguir obrigatoriamente todas as regras descritas abaixo:

  1. O Desafio UniSoma ocorrerá nos dias 18 e 19 de Outubro de 2025, iniciando às 8h do dia 18 e finalizando às 18h do dia 19 e todas as informações serão previamente divulgadas no site do Desafio;
  2. A inscrição é feita de forma online e, para garantir a vaga, os inscritos deverão confirmar sua participação via formulário disponível no site do Desafio UniSoma. 
  3. Os inscritos serão divididos em duplas ou trios. As inscrições devem ser feitas por cada um dos integrantes, incluindo sua equipe. No início do evento, os inscritos sem equipe serão alocados em duplas. Caso o número de inscritos não for divisível em dois,  teremos trios;
  4. No dia do Desafio todos os integrantes da equipe devem estar presentes na abertura e na apresentação da solução, caso contrário o trio e/ou dupla será desclassificado;
  5. Todas as comunicações relacionadas ao Desafio serão anunciadas pelo site e pelo email cadastrado;
  6. As dúvidas gerais sobre o Desafio e sobre o problema poderão ser enviadas para o e-mail [email protected] ou para o Instagram @unisoma.solucoes. Todas  as respostas serão enviadas a todos os participantes por  email;
  7. A metodologia para a resolução do problema é de escolha da equipe, ou seja, a técnica escolhida poderá ser definida a critério dos participantes, desde que usando a Token da OpenAI, fornecida pela Unisoma. A linguagem de desenvolvimento da solução deverá ser Python;
  8. A instalação do Python, bem como seu funcionamento e aplicação, são de responsabilidade dos participantes;
  9. O equipamento utilizado para o desenvolvimento e execução do problema são de responsabilidade dos participantes;
  10. Os desenvolvimentos devem ser feitos visando a execução no sistema operacional Microsoft Windows e a ferramenta utilizada deve ser a fornecida pela Unisoma, sem custo adicional;
  11. As equipes deverão apresentar os resultados no final do dia: aproximadamente 5min por equipe e até 3 slides, e entregar o código para ser executado com uma base de dados de validação;
    • a. Entrega do desenho da solução, com o entendimento do objetivo do Desafio e da entrega final. Prazo: sábado, no início da tarde (conforme cronograma previsto);
    • b. Entrega do código para ser rodado pela equipe técnica do Desafio e a apresentação final. Prazo: até às 12h do domingo;
  12. A equipe vencedora será escolhida a critério da banca examinadora, levando em consideração a apresentação e a execução do código para a base de validação.

III. Regras do Hackathon (dia)

O cronograma previsto é:

Sábado (18/10)

  • 08:00 – Abertura do Evento: recepção dos participantes, análise de conexão, presencialidade de todos, mesmo que depois utilize apenas um computador por equipe;
  • 08:30 – Organização das equipes: sorteio com os participantes presentes;
  • 09:00 Apresentação do Case: gestão + técnico;
  • 10:00 – Início das atividades das equipes e orientações gerais;
  • 13:00 – Entrega do desenho da solução: arquivo com breve explicação do que foi entendido e como pensaram em resolver (txt, word, excel, imagem, etc); a partir das 14h daremos um retorno (caso necessário) e inicia-se o plantão;
  • 14:00 – Workshop sobre como fazer um pitch de valor com Fernando Marques;
  • 18:00 – Bate-papo com as equipes e encerramento: entender dores, alinhamento do problema, etc e e fim do suporte do time UniSoma.

Domingo (19/10)

  • 08:00 – Início do suporte do time UniSoma;
  • 12:00 – Entrega final: aplicação de chatbot (diferencial: interface amigável). Código desenvolvido em Python (entregar .py). Entregar documentação com informações relevantes para a avaliação;
  • 15:00 – Contextualização da banca sobre o problema e ONG;
  • 15:30 – Início das apresentações: slide contendo o problema e como foi desenvolvido o script de busca no acervo. Deve ser uma apresentação de valor, não deve ser apenas técnica. Além disso, contar um pouco sobre a experiência no Desafio de forma geral. 3 min de apresentação com até 3 slides na apresentação;
  • 17:30 – Fim das apresentações;
  • 18:00 – Premiação e encerramento.
  1. As equipes online serão redirecionadas para salas virtuais;
  2. Os colaboradores da UniSoma podem tirar dúvidas no chat do link principal que será disponibilizado para todos os participantes e em um arquivo compartilhado no drive;
  3. Não definiremos o intervalo de almoço, cada equipe pode escolher segundo andamento do seu trabalho.

IV. Avaliação

  1. As equipes que cumprirem todas as normas descritas no item II e III deste documento serão avaliadas pela banca examinadora, composta por um membro do corpo técnico da UniSoma, dois membros funcionais da UniSoma e um membro da ONG parceira do desafio (da qual o problema será resolvido, importante ter uma pessoa da ONG no momento da avaliação para criticar as respostas entregues),  e concorrerão aos seguintes prêmios:
    • a. A equipe classificada em primeiro lugar receberá o valor de R$3.000,00 (três mil reais) e sua entrega será dividida em 2 momentos: na semana seguinte após o Desafio e no dia da entrega final que será implantada na ONG, esta data será acordada entre a equipe do desafio e a ONG escolhida;
    • b. A equipe classificada em segundo lugar receberá o valor de R$810,00 (oitocentos e dez reais) e sua entrega será feita na semana seguinte após o Desafio;
  2. A apresentação e os resultados para a base de validação serão avaliados pela banca examinadora. Os vencedores serão definidos em consenso após votação;
  3. Todos os participantes que apresentarem o resultado e entregarem o script receberão certificado de participação.

V. Divulgação dos Resultados e Premiação

  1. A entrega do prêmio para o primeiro lugar será realizada na semana seguinte à realização do evento via Pix e o prêmio para os classificados em segundo lugar será enviado via Correios;
  2. O prêmio é pessoal e intransferível.

VI. Disposições Gerais

Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas no regulamento serão julgadas pela comissão organizadora do “Desafio UniSoma 2025” e divulgadas no site e/ou através de e-mail aos participantes. A Comissão deterá total soberania e suas decisões serão terminativas e irrecorríveis.

  1. A UniSoma não se responsabiliza por nenhuma falha técnica, problemas de acesso à internet ou quaisquer outros problemas que impeçam os participantes na modalidade online de entregar e apresentar os resultados;
  2. A UniSoma em conjunto com os membros do grupo vencedor, auxiliarão a ONG na utilização da solução. Essa fase ocorrerá após o Desafio, entre os meses de Novembro de 2025 a Fevereiro de 2026. Possíveis demandas poderão surgir nesse período, ficando a cargo do grupo vencedor atender tais demandas. Após Fevereiro de 2026, a UniSoma não será mais responsável pelo acompanhamento de utilização da ferramenta desenvolvida;
  3. O código desenvolvido pelo grupo vencedor deverá ser livre. Isso significa que os participantes do grupo não detém a propriedade do mesmo. Dessa forma, os arquivos e todos os desenvolvimentos envolvidos, deverão ser salvos em uma pasta do Google Drive disponibilizada no dia;
  4. Não haverá revisão de resultados, nem serão aceitos pareceres ou a intervenção de terceiros estranhos à UniSoma, à ONG parceira do Desafio e ao Professor convidado;
  5. Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente à UniSoma, por meio dos canais de comunicação disponibilizados para o Desafio. A utilização de qualquer meio que não aqueles disponibilizados de maneira oficial, serão desconsiderados;
  6. Atos e manifestações que atentem contra a reputação da ONG ou pessoas envolvidas, bem como a integridade destas, acarretarão na eliminação do grupo cujo integrante seja o autor dos atentados, bem como na responsabilização deste, na forma da lei;
  7. A participação no “Desafio UniSoma 2025” implica na aceitação e total concordância com as regras dispostas neste documento.

COMPROMISSO COM A UNISOMA

  1. Em qualquer divulgação, seja ela acadêmica ou não, em que envolva as informações ou dados disponibilizados pela execução do Desafio, deverão ser realizados os respectivos agradecimentos e referências;
  2. Ao fazer referências sobre a UNISOMA, citar o site da empresa e suas mídias sociais;
  3. Os participantes finalistas do Desafio UniSoma se comprometem a prestar declaração sobre sua experiência e participação para a divulgação no Desafio do ano seguinte;
  4. Os participantes se comprometem a buscar ajuda dos colaboradores da UniSoma somente através de perguntas que serão respondidas e expostas a todos os demais participantes por email e pelo chat oficial.

COMPROMISSO COM A OIKON

  1. O conjunto de dados disponibilizado pelo Instituto Oikon, não poderá ser utilizado para fins comerciais, somente é permitido seu uso para estudos, sejam eles acadêmicos ou não;
  2. Em qualquer divulgação, seja ela acadêmica ou não, em que envolva as informações ou dados disponibilizados pela execução do Desafio, deverão ser realizados os respectivos agradecimentos e referências;
  3.  Ao fazer referências sobre o Instituto Oikon citar o site da organização e suas mídias sociais.
  4.  Os participantes deverão prezar o nome e os dados do Instituto Oikon, sem modificá-los;
  5. Os participantes que se interessarem em realizar trabalho voluntário na organização, após o término do Desafio UniSoma, poderão fazê-lo através do acesso ao site na área de voluntariado e assinatura do termo legal de trabalho voluntário na organização: https://oikon.org.br/.