A crise logística global é uma questão tão importante que deixou as páginas das publicações especializadas da área e ganhou manchetes em todo o mundo. O assunto está na boca do povo: das rodas de conversas às mensagens de WhatsApp, e até mesmo na cultura pop – o guitarrista norte-americano Jack White batizou sua turnê de 2022 como “Supply Chain Issues Tour”, ou “Turnê de Problemas na Cadeia de Suprimentos”, em português.
Seja em função da pandemia, do aumento no preço dos combustíveis, das dificuldades do transporte marítimo e até do conflito entre Rússia e Ucrânia, o fato é que as empresas têm sido desafiadas a se reinventar a cada dia. Afinal, é preciso manter a roda girando, e a economia global depende da logística mais do que nunca.
Neste artigo, vamos refletir a respeito da crise logística global e apresentar algumas soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial (IA) e modelagem matemática que podem ajudar o mercado a superar esse momento de dificuldade.
Causas para a crise logística global
Não se pode atribuir apenas uma causa à crise logística global. Os fatores são muito diversos, mas há três pontos que podem ser destacados nos últimos anos e que levaram ao momento atual: preço dos combustíveis, frete marítimo e guerra Rússia-Ucrânia. Leia mais a seguir.
Preço dos combustíveis
O preço dos combustíveis aumentou em muitos países — e no Brasil a situação não é diferente. A tendência é que o problema persista nas rotas terrestres e aéreas por mais algum tempo, o que traz impactos imediatos na cadeia logística. Para algumas empresas, os custos referentes à gasolina e diesel representam entre 35% e 40% do valor total do frete.
A crise tem provocado greves de trabalhadores do transporte e até mesmo inviabilizado algumas operações — o reajuste de 25% do frete rodoviário na rota Paraguai X Brasil é um exemplo.
Substituir os combustíveis mais tradicionais por veículos com propulsões alternativas (energia elétrica, gás natural ou biogás) tem sido a opção adotada por muitas empresas para driblar o problema. Até mesmo as bicicletas vêm sendo usadas para rotas curtas, dentro das cidades.
Frete marítimo
O início da pandemia representou, em um primeiro momento, o fechamento de diversos portos ao redor do mundo. A retomada ainda provocou desafios, como o afastamento de trabalhadores em função da infecção com a Covid-19 e navios em quarentena, sem permissão para atracar.
Na sequência, a demanda crescente do comércio eletrônico e os pacotes de estímulo econômico pressionaram ainda mais as transportadoras, portos e provedores de transporte intermodal. Pelo lado do supply chain, no entanto, a pandemia desacelerou as operações em todos os níveis.
Em artigo, a Secretária-Geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan, informa que um contêiner agora gasta 20% mais tempo no sistema para uma transação comercial típica porta a porta que antes da chegada da Covid-19. Isso porque navios, reboques e contêineres ficam presos em portos congestionados.
“Isso significa que precisamos de mais capacidade de transporte e equipamentos para o mesmo volume de comércio — mas isso leva tempo para construir e adquirir. O congestionamento está prejudicando o comércio e ameaçando nossas aspirações de desenvolvimento sustentável. No curto prazo, apenas melhorar o desempenho das instalações existentes pode aliviá-lo”, defende Grynspan.
Todas essas questões levaram a um aumento no valor do frete marítimo. Afinal, é preciso compensar as perdas devido ao transporte mais demorado.
Guerra Rússia-Ucrânia
Havia a expectativa de que o congestionamento portuário fosse atenuado no começo de 2022, considerado um período de baixa temporada por quem atua na área. Esperava-se uma redução nas filas e a liberação de até 15% da capacidade global de contêineres presos em congestionamentos nos portos.
No entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia voltou a provocar dificuldades no mercado logístico — inclusive no Brasil, com impactos de médio prazo na importação e na exportação de produtos. Um dos setores mais afetados em nível nacional é justamente o mais importante do País, o agronegócio, que tradicionalmente importa fertilizantes da Rússia.
O cenário que já era complexo passa a ter mais um desafio a ser superado, o que pode agravar a situação das operações logísticas, exigindo planejamento e cautela por parte das empresas.
Como ferramentas de IA e modelagem matemática podem ajudar neste cenário?
Embora a Covid-19 tenha desempenhado um papel importante na crise logística global, alguns analistas defendem que essas tensões, na verdade, refletem em grande parte ajustes que já eram necessários no funcionamento das cadeias de suprimentos e sistemas de infraestrutura logística antes mesmo da pandemia surgir.
Em artigo na Forbes, o articulista Harry Broadman destaca que a diferença de abordagem na velocidade e na natureza dos ajustes da cadeia logística entre países — por exemplo, a utilização de inteligência artificial (IA) e a digitalização em operações logísticas na China, em comparação com os EUA — são uma fonte fundamental dos problemas atuais observados.
Tais ajustes precisarão ser adotados se a economia mundial — consumidores, trabalhadores e empresas — desejar continuar a se mover mais em direção a um sistema de transações de mercado “just-in-time”. “A solução é contar com ferramentas de IA e modelagem matemática para extrair maiores ganhos logísticos e cumprir o atendimento da demanda com o menor custo possível”, defende Broadman.
Ferramentas de modelagem analítica
Esse tipo de ferramenta pode apoiar na tomada de decisão referente à operação logística, além de atender demandas em menos tempo e com otimização de resultados. Entre os benefícios de adoção de uma ferramenta de modelagem analítica, estão a redução de custos e melhores margens, uma gestão integrada e a possibilidade de planejamento prévio e revisão, em tempo real.
A partir da inteligência artificial, pode-se cruzar informações, dados e outras variáveis, simular cenários e, com base nessas análises, definir qual é o melhor caminho a seguir.
Chegamos ao fim de mais um artigo, desta vez com uma análise a respeito da crise logística global, suas causas, consequências e possíveis saídas. A IA, mais uma vez, pode ser usada como forma de viabilizar as melhores soluções, mitigar desperdícios e obter resultados relevantes na cadeia logística.
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