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De armazéns totalmente conectados a serviços inteligentes de entrega em domicílio, é inegável que as inovações digitais estão conduzindo a maior transformação já vista nas organizações. Ao mesmo tempo, ciclos de compras estão cada vez mais curtos, ampliando a complexidade na identificação de demandas e pressionando as indústrias a produzirem com mais agilidade para atenderem aos anseios dos consumidores com máxima eficiência.

Tal dinâmica vem ampliando gradativamente a importância – e os desafios – da área de suprimentos, consolidando-a de maneira definitiva no centro das estratégias corporativas. Inserida no contexto da Indústria 4.0, com seus processos inteligentes e automatizados decorrentes do alto grau de conectividade entre os sistemas, a gestão de suprimentos também foi elevada ao patamar 4.0.

Na prática, significa que áreas de suprimentos precisam adaptar seus processos e voltar sua atuação à inteligência de dados, aprimorando suas capacidades de análise e geração de insights de valor para uma performance mais estratégica e, consequentemente, bem-sucedida. Só assim, conseguirão atuar de forma estruturada para conduzir uma gestão eficiente de fornecedores, com visibilidade do grau de dependência em relação a cada um deles; controlar a negociação e aquisição de materiais; e acompanhar o fluxo de contratos de maneira otimizada. Conseguindo, desta maneira, melhorar a qualidade dos negócios e os resultados corporativos.

 

Inteligência de suprimentos

Apesar do crescente volume de dados captados por sistemas e sensores, é sabido que apenas uma parte deles seja efetivamente utilizado em processos de analytics. O dark data – informações que as organizações coletam, processam e armazenam durante atividades comerciais regulares, mas geralmente deixam de usar para outros fins – compreende mais da metade dos dados coletados pelas empresas.

Portanto, é essencial a adoção de métodos e tecnologias avançadas para a execução de uma inteligência de suprimentos efetivamente capaz de responder aos desafios, reduzir as complexidades, melhorar a eficiência e trazer resultados de negócio. Ao automatizar tarefas repetitivas, por exemplo, profissionais conseguem direcionar o foco para a estratégia, ampliando a competitividade da empresa.

 

 

Desafios

Entre os desafios comuns que impactam áreas de suprimentos de empresas dos mais diferentes portes ou segmentos, e podem ser minimizados com o analytics, estão:

  • Gestão de riscos e segurança: previstos e imprevistos, como possíveis fraudes, riscos de entrega, de custos ou de qualidade;
  • Imprecisão de dados: uma gestão de suprimentos baseada em dados imprecisos pode levar à falta ou excesso de estoque, além de desafios capazes de afetar diretamente os resultados corporativos;
  • Altos custos: tanto operacionais (energia, combustível, frete) quanto produtivos. Uma má negociação inicial junto a fornecedores, por exemplo, impacta em toda a cadeia até o produto acabado e consumidor final;
  • Mercado em rápida mudança: o comportamento do consumidor muda de acordo com diferentes fatores culturais, sociais e pessoais, pressionando as empresas a novos desenvolvimentos.

Como fomentar o analytics em suprimentos

  • Estruture equipes de analytics e gestão de dados dedicadas: conte com especialistas em analytics alocados na área de suprimentos para alcançar resultados mais rápidos, eficientes e acionáveis, como o acompanhamento de fornecedores em tempo real, a resolução rápida de problemas ou o monitoramento de oportunidades de ganhos;
  • Estabeleça dinâmicas ágeis: que priorizem processos, iniciativas e entregas rápidas e de impacto à organização e que resultem em ganhos concretos ao negócio, com a agilidade para detectar problemas e corrigir as rotas rapidamente, sempre que necessário;
  • Fomente a interação e cooperação: mais do que adotar processos e ferramentas, os times e seus membros precisam estar sempre abertos à troca, interação e compartilhamento de ideias e aprendizados;
  • Identifique o perfil profissional ideal: a atuação com analytics requer um profissional versátil e multidisciplinar, com visão de negócios, alta capacidade analítica e com talento para ser um interlocutor junto à área técnica.

 

Diante da crescente velocidade, escala, volatilidade e complexidade dos processos de suprimentos nos dias atuais, contar com apoio especializado é essencial para acelerar a inovação e executar uma gestão cada vez mais estratégica. Não se trata apenas de reduzir custos e despesas para entregar valor, mas de fazer frente às novas exigências das áreas de suprimentos, como transparência e sustentabilidade, a fim de gerar impacto e trazer resultados à empresa.

A UniSoma pode te ajudar a explorar as oportunidades decorrentes da transformação digital e a responder às flutuações do mercado com soluções mais inteligentes, que otimizam seus processos e geram ganhos concretos ao seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais.

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