Evasão de clientes: como a IA ajuda a reduzir o churn

A evasão de clientes, conhecida como churn, é um grande desafio para empresas que trabalham com assinaturas, serviços recorrentes e até instituições de ensino. Afinal, quando um cliente ou aluno decide cancelar seu vínculo, isso pode representar um grande impacto financeiro e estratégico.

Mas e se fosse possível antever e evitar essa evasão antes que ela aconteça? 

A Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando a forma como as empresas lidam com o churn, permitindo uma abordagem proativa baseada em análise de dados. Com isso, algoritmos avançados conseguem identificar padrões de comportamento e antever quais clientes têm maior probabilidade de sair da base, possibilitando ações estratégicas para retê-los.

Índice:

Continue a leitura e descubra como a IA pode ajudar sua empresa a reduzir a evasão de clientes.

O que caracteriza o churn ou evasão de clientes?

A taxa de churn é a proporção de clientes que uma empresa perde ao longo de determinado período. Existem diversas razões para a evasão de consumidores de um produto ou serviço e, por isso, entender essas causas é essencial para implementar ações eficazes de retenção.

Um estudo divulgado em 2024 demonstrou que 58% dos consumidores deixam de comprar um produto após uma experiência negativa. Entre os principais motivos para o churn estão:

  • Experiências negativas com o produto ou serviço;
  • Falta de comunicação no pós-venda;
  • Longo tempo de espera para solução de problemas;
  • Falta de incentivos para fidelização (promoções, benefícios, programas de relacionamento);
  • Alto índice de reclamações, entre outras.
  • Dessa forma, cada vez mais empresas de diversos setores vêm investindo em tecnologia para lidar com o churn. Mais do que evitar a evasão dos clientes no momento em que eles decidem se desconectar, a Inteligência Artificial já permite uma antecipação em relação à probabilidade de saída de consumidores da base. 

    Ou seja, a partir de dados analisados pela IA, é possível identificar clientes que tenham mais chance de deixar de consumir um produto ou serviço — ainda que nem mesmo eles tenham considerado essa opção.

    Como a análise de padrões no comportamento dos usuários pode ajudar a evitar o churn

    A Inteligência Artificial opera a partir da análise de uma grande base de dados. Assim, ao identificar padrões no comportamento dos usuários, a tecnologia consegue antever tendências e antecipar ações que reduzam a evasão. Esses padrões podem envolver desde interações com o serviço até dados financeiros — como históricos de pagamentos e reajustes — e registros de suporte.

    A seguir, explicamos como a IA analisa esses dados em dois setores que enfrentam altos índices de churn: o educacional e o de telecom.

    Setor Educacional 

    A IA analisa diversos fatores que influenciam a saída de estudantes, como:

  • Perfil socioeconômico (renda, localização, custo de vida);
  • Histórico acadêmico (notas, frequência, dificuldade em disciplinas);
  • Comportamento financeiro (inadimplência, endividamento);
  • Valor da mensalidade e seus reajustes;
  • Interações institucionais (atendimento, participação em atividades acadêmicas), etc.
  • Com base nesses dados, as instituições podem criar estratégias personalizadas para retenção, como programas de apoio financeiro e reforço acadêmico direcionado. 

    Setor de Telecom 

    Empresas de telecomunicações também lidam com altos índices de churn em serviços de TV por assinatura, internet e streaming. A IA avalia diversos fatores para antever quais clientes têm maior risco de cancelamento, incluindo:

  • Frequência de reclamações e interações com o suporte;<\li>
  • Histórico de pagamentos e inadimplência recorrente;<\li>
  • Baixa utilização do serviço (exemplo: pouco acesso a uma plataforma de streaming);<\li>
  • Movimentações da concorrência (como promoções, campanhas e lançamentos de novos produtos ou serviços).<\li>

    Portanto, ao identificar esses padrões, as empresas podem agir proativamente, oferecendo benefícios personalizados, melhorias no atendimento e promoções direcionadas para evitar cancelamentos.

    3 análises feitas pela IA que contribuem na redução de churn

    A IA oferece uma abordagem estratégica para a retenção de clientes, permitindo análises detalhadas sobre seu comportamento. Confira três aplicações fundamentais:

    1. A IA “mede a temperatura” do cliente

    A Inteligência Artificial funciona como um verdadeiro termômetro da relação entre o cliente e a empresa — mas vai além da simples coleta de sinais isolados.

    Por meio do cruzamento e tratamento de grandes volumes de dados, a IA analisa padrões de comportamento e combina variáveis como redução no uso do serviço, interações negativas e mudanças no padrão de compra.

    Dessa forma, essa análise integrada permite estimar com precisão a probabilidade de insatisfação ou cancelamento, possibilitando ações preventivas mais eficazes.

    2. A Inteligência Artificial identifica as causas que podem levar ao churn 

    Mais do que identificar a probabilidade de churn, a IA também pode ajudar as empresas a entenderem as causas para a evasão de clientes. Alguns dos indicadores mais frequentes são a baixa utilização do produto/serviço, o alto índice de reclamações, os atrasos nos pagamentos, a movimentação da concorrência, entre outros.

    Dessa forma, as empresas podem realizar ações preventivamente, fortalecendo a retenção.

    3. A IA simula cenários para reduzir o churn

    Com uso de ferramentas de IA conhecidas como simuladores de mercado, é possível projetar cenários e observar como eles afetam o comportamento dos clientes — antes mesmo de colocar ações de retenção em prática.

    Isso contribui diretamente para que as empresas atuem em direção à redução do churn de forma mais estratégica e embasada, evitando investimentos em ações que podem não dar certo.

    “Não adianta ofertar para o cliente uma redução de preços, por exemplo, se ele não for sensível a isso. As causas podem ser outras, e a IA ajuda as empresas a entenderem isso com mais clareza”, analisa Michel Duran, Diretor de Marketing e Inovação da UniSoma.

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    Imagem da capa do e-book sobre inteligência de mercado desenvolvido pela UniSoma.

    Como a UniSoma pode ajudar sua empresa a minimizar o churn

    Fachada da empresa UniSoma.

    A UniSoma é uma empresa com mais de quatro décadas de experiência no setor de tecnologia. Ao longo dos anos, desenvolveu soluções analíticas, preditivas e de IA baseadas em modelos matemáticos para diversos segmentos do mercado.

    Além disso, com cases bem-sucedidos em áreas como educação, telecomunicações, logística, varejo e muitos outros, a UniSoma contribui com o crescimento de empresas por meio do desenvolvimento de tecnologia inovadora com foco em resultados.

    E então, você também tem preocupações com a evasão de clientes e quer reduzir o churn no seu negócio? Entre em contato com a UniSoma, nós podemos te ajudar!