
Forte concorrência, demanda variável, ciclo de vida de produto cada vez mais curtos e cadeias de abastecimento cada vez mais ágeis. São incontáveis os aspectos que adicionam cada vez mais complexidade aos processos produtivos modernos, demandando uma estrutura de informações e conhecimento profundo e analítico das variáveis de negócio, visando a uma tomada de decisões rápida e assertiva. Para responder a estes desafios, uma alternativa é recorrer à técnica de programação das operações, que também recebe o nome de Scheduling (Sequenciamento de Atividades), para a resolução de problemas, geração e execução de planos operacionais mais otimizados.
Índice:
- 1) O que é Scheduling?
- 2) Quando optar por uma solução de Inteligência Artificial?
- 3) Como funciona na prática
- 4) Vantagens do uso de IA para Scheduling
- 5) Conheça nossa solução para Scheduling!
- 6) UniSoma e o Scheduling
O que é Scheduling?
O Scheduling (ou sequenciamento de atividades) é a solução de problemas complexos de programação de operações, relacionados à ordenação de atividades de curto prazo ao longo do tempo. Em geral, trata-se de um problema de natureza combinatorial, que envolve um conjunto significativo de variáveis e condicionantes, além dos objetivos do negócio, que precisam ser tratados simultaneamente.
Ainda que seja possível resolver esse tipo de problema de forma empírica e com o suporte de ferramentas básicas de apoio, como o Excel, a aplicação de Inteligência Artificial, com metodologias de otimização matemática é capaz de trazer grande agilidade e benefícios, como:
Quando optar por uma solução de Inteligência Artificial?
Algumas condições demandam que a empresa opte pela implementação de soluções mais robustas para o sequenciamento de atividades, quando:
Como funciona na prática
Durante o S&OP ou na fase de orçamentação, as empresas fazem o planejamento tático de suas operações. Por mais detalhado que seja feito, inclusive em nível de SKUs, esse planejamento costuma ser mais agregado. Este plano busca entender quais produtos a empresa produzirá, sem focar, naquele momento, na ordem em que produzirá esses produtos. O objetivo nesse nível de decisão está, usualmente, relacionado a garantir o melhor resultado financeiro e maximizar a margem de contribuição.
Quando chega ao nível operacional, uma série de eventos do dia-a-dia distanciam a execução real daquilo que foi planejado anteriormente. No momento da produção, a escolha da melhor ordenação das atividades definirá como será o atendimento da carteira de pedidos (usualmente diferente das previsões de demanda utilizadas como base nos planejamentos táticos), sendo que condições operacionais específicas, que não foram levadas em consideração no primeiro nível de planejamento, podem interferir no mix de produtos produzidos.
É aí que a Inteligência Artificial para o process scheduling é capaz de fazer toda a diferença. Com ela, é possível ficar o mais próximo possível das metas geradas no planejamento tático, apesar das diferenças que surgirem no dia-a-dia e, desta forma, garantir o atendimento da carteira, redução dos setups e custos produtivos, sem perder o foco nos critérios financeiros definidos.
Vantagens do uso de IA para Scheduling
Considerando que o contexto está relacionado a decisões mais voltadas ao ambiente operacional – e, portanto, muito mais dinâmico –, se analisado do ponto de vista matemático, consiste em um problema mais complexo de se resolver do que aqueles táticos ou estratégicos. Por esse motivo, optar por uma solução de Inteligência Artificial, feita sob medida, que ajude na programação da sequência ótima de atividades traz inúmeras vantagens aos negócios:
Imagine, por exemplo, uma situação de entrada de pedido emergencial. Com a Inteligência Artificial, os algoritmos são capazes de apontar, em poucos minutos, o melhor momento para a produção e indicar alternativas de deslocamento de outros pedidos na programação. Paralelamente a isso, permite ao planejador antecipar impactos em relação a atendimento de carteira, nível de setup, custos produtivos, entre outros.
UniSoma e o Scheduling
Gerar um comportamento produtivo coordenado e contar com essa tecnologia de análise de cenários e suporte a decisões operacionais está ao seu alcance. Entre em contato a UniSoma e conheça mais sobre como utilizar process scheduling para otimizar o seu negócio.
* Por Luciano Moura, Diretor de Negócios da UniSoma
Conheça nossa solução para Scheduling!
Escolha um assunto e veja mais conteúdos relacionados.