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Uma enorme quantidade de variáveis deve ser considerada para se desenhar e planejar um fluxo logístico-tributário em uma empresa de varejo. No caso da Via Varejo, responsável pelas redes de lojas Casas Bahia e Pontofrio, e suas respectivas lojas virtuais, o desafio é grande. A área de Supply Chain (Cadeia Logística) da empresa precisa coordenar as operações dos mais de 140 mil produtos, passando por 25 centros de distribuição (CDs), abastecendo as quase mil lojas, além das entregas ao cliente final.

 

Desafio: otimizar a logística da cadeia

A empresa sempre buscou desenvolver projetos de melhorias em sua gestão logística, com o objetivo de abastecer suas lojas físicas de maneira ágil, evitando rupturas de vendas, e atender o cliente com excelência, entregando os pedidos com pontualidade. No entanto, dada a complexidade das operações, o volume de dados e a quantidade de variáveis, tomar decisões estratégicas e planejar as operações com primazia vinha se tornando uma tarefa exponencialmente complicada e demorada. Um exemplo disso é que quando algumas iniciativas, tratadas de maneira isolada, chegavam a apontar melhorias do ponto de vista logístico, mostravam-se inviáveis dadas as variáveis tributárias, ou vice-versa. Isso exigia que todas as variáveis fossem consideradas em todas a iniciativas de maneira ágil.

 

Desta forma, a Via Varejo decidiu buscar no mercado um fornecedor de solução analítica com expertise em modelagem de dados e otimização matemática. A missão: entender e considerar as inúmeras variáveis de decisão de atendimento, armazenagem, compra, logística e tributação, e propor uma solução capaz de sugerir a melhor configuração da malha e encontrar os fluxos logísticos mais eficazes.

Solução

A Unisoma foi considerada a parceira ideal para esse projeto, por seu know-how em desenvolvimento de soluções inteligentes para apoio à tomada de decisões e por seu histórico de décadas de experiência em projetos da mesma natureza.

 

A empresa desenvolveu um sistema analítico totalmente customizado a partir dos requisitos inerentes aos negócios da Via Varejo, que é, ao mesmo tempo, um otimizador matemático e uma plataforma de simulações ampla e flexível. A partir da modelagem matemática construída especificamente para as regras de negócio da Via Varejo, de uma massa de dados integrada automaticamente e das premissas selecionadas para cada cenário, a solução é capaz de avaliar milhões de cenários diferentes e encontrar aquele que aponta o melhor resultado econômico para a companhia.

 

Esse cenário ideal é apresentado na forma de relatórios desenvolvidos sob medida para auxiliar na análise de informações essenciais de suporte à tomada de decisões táticas e estratégicas e, consequentemente, trazer novos insights à companhia. Tudo isso de maneira ágil e prescritiva. De modo que a ferramenta não só facilita a simulação e comparação de cenários como também viabiliza análises de trade-offs e aponta oportunidades “escondidas” no negócio. Segundo relato da própria Via Varejo, a plataforma “possibilita realizar estudos de diversos tipos gerando respostas impossíveis de encontrar de outras formas”.

 

Resultado

Como resultado da implementação, a Via Varejo atingiu um novo patamar de qualidade de gestão logística, de tomada de decisões e de eficiência operacional em seu segmento. Passou a contar com muito mais assertividade na tomada de decisões, melhorando o atendimento, otimizando sua cadeia de supply chain e impactando diretamente no custo logístico.

 

A solução é capaz de entregar respostas a questões bastante estratégicas ao negócio, como:

 

  • Qual é o melhor posicionamento dos estoques e a partir de qual dos 25 CDs deve ser feito o atendimento da demanda de cada um dos 140 mil itens comercializados, para que o custo logístico-tributário de toda a cadeia varejista seja o menor possível e ainda seja possível manter o tempo de entrega baixo para garantir o nível de serviço aos clientes?
  • Qual é o melhor local para abertura de novas filiais e qual será seu impacto na malha dados os custos logísticos e tributários e as demandas?
  • De que forma utilizar as opções de fluxos logísticos de modo a evitar o acúmulo excessivo de créditos tributários e ao mesmo tempo ainda gerar economia em custos logísticos?
  • Qual deve ser a frequência de abastecimento otimizada de cada loja e a cada semana para a maximização do nível de serviço e minimização dos custos ao mesmo tempo?

 

Com isso, estima-se que as economias ao caixa da empresa superem 10 milhões de reais.

 

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